Conselho tutelar realiza Caminhada de Conscientização da Campanha Faça Bonito

Família e Assistência Social
16/05/2025 17h23
Início > Noticias > 110336

Na tarde desta sexta-feira, 16, os moradores do bairro Santa Maria presenciaram uma importante ação de mobilização social, a 2ª Caminhada de Conscientização da Campanha Faça Bonito. A iniciativa do Conselho Tutelar do 6° distrito, em parceria com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), também contou com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O evento teve, ainda, a presença de toda rede de proteção de crianças e a adolescentes: Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Unidade Básica de Saúde (UBS), além da participação ativa de escolas da comunidade, que levaram alunos e professores às ruas para reforçar a mensagem de proteção à infância, com cartazes, faixas e camisetas temáticas.

“A primeira caminhada ocorreu em 2019, quando depois veio a pandemia e não foi mais possível realizar, mas nos juntamos e conseguimos realizar esse ano. Essa caminhada é para chamar a atenção de toda a sociedade, porque aqui na nossa comunidade ocorreu um fato que repercutiu nacionalmente. Então, vamos combater lembrando, denunciando qualquer caso de suspeita, de violação, de maus-tratos contra nossas crianças e adolescentes. Não se calem porque quando você se cala, você permite que aquele direito seja violado”, afirmou a conselheira tutelar do 6° distrito, Aline Feitosa

A coordenadora do Creas Maria Pureza destaca a presença de diversos equipamentos que fazem parte da rede proteção de crianças e adolescentes na caminhada.

“É de suma importância o papel do CREAS dentro dessa região no atendimento às nossas crianças que sofrem esse tipo de violência. Nós temos uma equipe especializada, multidisciplinar, que faz o acolhimento, o acompanhamento das famílias e da criança envolvida na situação de abuso até chegar à situação de superação dessa vulnerabilidade. É um crime silencioso que ainda temos que conscientizar, não só a família, mas como a sociedade para com todo, de não silenciar, combater e proteger as nossas crianças”, contou Adilma Santos.

Um ponto importante da campanha é a conscientização, e o Cras faz esse trabalho com a comunidade em que atua, assim pontua a coordenadora do Cras Rosa Emília, Anne Patrícia Prado. “A gente tem o papel de prevenir, levar a informação para os nossos usuários no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e no Programa de Atenção Integral da Família (Paif) têm trabalhado durante todo mês e sempre que possível a gente também leva esse tema para outras datas importante”, disse.

Ações por toda cidade

No período da manhã, uma equipe do Serviço de Abordagem Social do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) realizou uma ação educativa no cruzamento das Av. Barão de Maruim e Pedro Calazans. Foram distribuídos folders com informações da Campanha Faça Bonito para motoristas, motociclistas e usuários do transporte público. A ação contou com o apoio da SMTT.

Já no bairro Bugio, foi realizado um ato de conscientização na Praça Minervino Corrêa Silva com a presença de alunos de escolas da rede pública e particular, que ficam localizadas na região.