Prefeitura de Aracaju dá continuidade a oficinas do Planejamento Estratégico

Planejamento e Orçamento
19/05/2025 17h05
Início > Noticias > 110372

Com o objetivo de entregar ações mais assertivas à população, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e de Governo (Segov), reuniu representantes de outras pastas da administração municipal para dar continuidade às oficinas do Planejamento Estratégico 2025-2028. A iniciativa, que visa revisar os projetos idealizados, ocorreu nesta segunda-feira, 19, no auditório do Centro Administrativo Aloísio de Campos.

Durante a oficina, foi realizado o preenchimento dos Termos de Abertura de Projetos (TAPs) e o alinhamento dos projetos à plataforma Target, com o intuito de que a prefeita Emília Corrêa possa analisar as propostas estratégicas definidas para os próximos anos. Na ocasião, a equipe identificou quais ações estão diretamente vinculadas às diretrizes da gestão e quais novas iniciativas estão sendo propostas.

De acordo com a coordenadora-geral da Seplog, Benigna Silva, o engajamento das secretarias tem sido positivo. Ela afirma que os servidores têm demonstrado comprometimento não apenas com a participação nos encontros, mas também com a aplicação prática dos conhecimentos discutidos.

“Isso mostra um envolvimento real com o fortalecimento do planejamento estratégico. Ao final, quem ganha com esse trabalho é a população. Uma gestão bem planejada gera resultados concretos e eficazes quando conseguimos focar nos pontos estratégicos das necessidades do povo, entregando soluções mais eficientes, sustentáveis e que impactem verdadeiramente o dia a dia do cidadão aracajuano”, ressalta Benigna.

A diretora da Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Luciana Rodrigues, destaca que a nova gestão tem apresentado diretrizes claras para todas as pastas, orientando o planejamento de curto, médio e longo prazo, com metas eficazes. Para ela, isso garante melhorias efetivas para toda a cidade de Aracaju, por meio de projetos bem estruturados e com visão de futuro.

“Muitas vezes as pessoas acham que planejar é perder tempo, mas é justamente o contrário: trata-se de um investimento necessário. Quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Já passamos por etapas importantes, como a capacitação com a plataforma Target e as oficinas com todas as secretarias, que nos orientaram na elaboração dos Termos de Abertura de Projetos (TAPs). Fizemos esse dever de casa e hoje estamos apresentando os projetos pensados para os diferentes prazos”, enfatiza Luciana.