Serviço de Atendimento Domiciliar da SMS leva dignidade aos pacientes

Saúde
22/05/2025 09h24
Início > Notícias > Serviço de Atendimento Domiciliar da SMS leva dignidade aos pacientes

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) cuida de quem mais precisa, onde mais importa: no aconchego do próprio lar.  Por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), pacientes acamados recebem acompanhamento especializado, que vai muito além do tratamento. É cuidado, é acolhimento, é qualidade de vida.

Só em Aracaju, são mais de 220 atendimentos mensais, realizados por uma equipe completa e preparada, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, dentista e psicólogos — todos prontos para atender conforme a necessidade de cada paciente.

Para a coordenadora do SAD, Kátia Vanessa Manfrim, esse cuidado no domicílio faz toda diferença. “Estar próximo da família acelera a recuperação e ainda evita hospitalizações desnecessárias, reduzindo o risco de infecções. O objetivo maior do SAD é justamente desospitalizar e ofertar todo o cuidado no lar, de forma personalizada e humanizada”, explica.

Que o diga Sara de Souza, que enfrentou um dos maiores desafios da vida: uma amputação de perna no fim do ano passado. Quando começou a ser acompanhada pelo SAD, sequer conseguia ficar sentada. Graças à fisioterapia e ao trabalho conjunto da equipe, Sara recuperou boa parte da mobilidade e, com ela, a esperança.

Hoje, Sara só tem gratidão. “Eu já estou bem melhor. A equipe é maravilhosa, me atenderam super bem. Só tenho a agradecer”, conta. Ao lado dela, a filha, Ziziane Souza, se emociona ao lembrar do cuidado recebido. “Vocês foram um presente nas nossas vidas. A atenção, o carinho, tudo foi essencial para a recuperação da minha mãe. Gratidão define.”

O sentimento se repete na casa de Marcos Andrade, cuidador da mãe, Maria Amália Andrade, que também é acompanhada pelo SAD. “É um serviço fundamental. Me ajuda muito, principalmente nos curativos. Assim, não preciso levá-la até o posto e tenho a segurança de que ela está sendo muito bem cuidada”, conta.

E quem recebe esse cuidado não esconde o quanto se sente acolhida. “Os profissionais são muito atenciosos. Eu me sinto muito feliz por ter esse atendimento em casa. O SAD, para mim, é como uma mãe. Uma mãe que cuida, que acolhe e não deixa faltar nada”, declara, emocionada, dona Maria Amália.

“O papel da fisioterapia no SAD é fundamental. Trabalhamos para que os pacientes recuperem sua funcionalidade, a força muscular e voltem a realizar suas atividades do dia a dia”, destaca o fisioterapeuta Carlos Roberto Xavier.

Com o SAD, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reforça seu compromisso com uma saúde mais humana, acessível e próxima das pessoas. Porque cuidar é, também, estar presente.