Com objetivo de garantir a preservação das matas ciliares, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) tem intensificado às fiscalizações nas atividades realizadas próximas a esse tipo de vegetação nativa, que está localizada às margens de rios, córregos, lagos e nascentes. Consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs), essas formações naturais desempenham um papel essencial na manutenção da qualidade da água, no controle da erosão do solo e na conservação da biodiversidade.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio, as matas ciliares têm total importância no equilíbrio ambiental de Aracaju. “Essas áreas são corredores ecológicos importantes para a fauna e contribuem para a regulação do microclima. Preservar e recuperar as matas ciliares é essencial para garantir a qualidade da água, a biodiversidade e a resiliência dos ecossistemas frente às mudanças climáticas”, ressaltou.
As matas ciliares que envolvem Aracaju estão próximas aos rios do Sal, Sergipe, Poxim, Santa Maria, Pitanga e no Vaza-Barris. Segundo Emanuella Carla, analista ambiental da Sema, são realizadas fiscalizações periodicamente para garantir a proteção dessa vegetação. “Além das fiscalizações, houve também a criação de duas unidades de conservação que são o Parque Natural Municipal do Poxim e a Àrea de Relevante Interesse Ecológico do Lamarão, que estão às margens de dois rios importantes da capital”, explicou.
Ainda de acordo com Emanuella, quando são identificadas construções irregulares, desmatamentos ou outras infrações, as medidas cabíveis são adotadas, como aplicação de multas e embargo de atividades. “A Sema contratou uma empresa para fazer o plano de manejo para as duas unidades de conservação, ele é um documento técnico essencial para a gestão de unidades de conservação, definindo o zoneamento, as normas que regulam o uso dos recursos naturais e a ocupação do território, alinhados com os objetivos de criação da unidade. Então, estamos monitorando a execução desse plano de manejo, com áreas de recuperação, os planos para evitar degradações sobre essas regiões e diminuir os tensores ambientais”, disse.
A proteção das matas ciliares é uma responsabilidade coletiva e que o comprometimento de todos é essencial para garantir um ambiente mais equilibrado e saudável. Para denunciar irregularidades ambientais, os cidadãos podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio da Ouvidoria (79) 3225-4173 ou pela plataforma Aju Inteligente.