Seplog promove curso em cibersegurança para servidores da gestão

Planejamento e Orçamento
28/05/2025 10h48
Início > Notícias > Seplog promove curso em cibersegurança para servidores da gestão

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizou nesta terça-feira, 27, mais uma ação de qualificação para os servidores. O treinamento é voltado à especialização em redes e cibersegurança, e aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

A qualificação foi realizada pela Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (Cogetin/Seplog) e foi ofertada a profissionais de diversas Secretarias da gestão, especialmente os que atuam nas áreas de infraestrutura de rede, suporte técnico e desenvolvimento de sistemas. A capacitação faz parte de um novo programa contínuo que visa oferecer certificações mensais a servidores da área de tecnologia.

“Trazer uma capacitação desse nível para os servidores públicos de Aracaju é um grande passo. É um programa que surgiu de uma demanda identificada pelo secretário Thyago Silva, com o objetivo de ampliar o letramento digital e a segurança dos dados da Prefeitura. A proposta é garantir mais conhecimento técnico para quem atua diretamente nas áreas de TI”, explica o coordenador geral da Cogetin, Gilton Nunes.

Prática e eficácia

Um dos diferenciais do treinamento foi o caráter prático das atividades. Ao todo, foram disponibilizados 50 computadores para que os participantes pudessem acompanhar, em tempo real, cada passo ensinado pelo instrutor. Um dos ministrantes do curso foi o arquiteto de soluções João Mendes. Ele afirma que o conteúdo passado é bastante objetivo, pensado para o dia a dia dos analistas e com foco em problemas reais que podem surgir nas estruturas de rede.

“Foi uma das melhores turmas com as quais já trabalhei. O engajamento foi excelente, houve muita interação e compartilhamento de vivências do cotidiano profissional. Isso permitiu que o conteúdo fosse discutido de forma alinhada à realidade da Prefeitura, além de trazer boas práticas, soluções para desafios técnicos e ideias de como adaptar ou melhorar configurações existentes nos ambientes de TI da gestão”, expressa João Mendes.

Atuando como desenvolvedor da Cogetin, Antônio Correia destaca que o curso trouxe novas perspectivas para o seu dia a dia profissional. “A metodologia deste treinamento foi totalmente voltada para a prática. Foi uma aula baseada em cliques, com o professor mostrando como configurar regras de firewall, proteger os ambientes contra-ataques cibernéticos e reforçar toda a estrutura de segurança da rede da Prefeitura”, evidenciou.