Prefeitura de Aracaju leva o 2º Cras Itinerante para o Robalo

Agência Aracaju de Notícias
31/05/2025 11h43
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju leva o 2º Cras Itinerante para o Robalo

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), promoveu neste sábado, 31, a segunda edição do Cras Itinerante, uma iniciativa que leva os serviços do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) a regiões que ainda não contam com equipamentos fixos. A ação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Thenisson Ribeiro, no bairro Robalo, zona de expansão da capital.

 

A prefeita Emília Corrêa esteve no local e acompanhou de perto os atendimentos realizados. Durante a visita, ela conversou com os moradores e reforçou o compromisso de levar assistência para quem mais precisa. “Essa iniciativa aproxima, traz as pessoas para mais perto, para que possam ser cuidadas, orientadas, em diversos tipos de serviços, como o Cadastro Único e o Auxílio Moradia. Tudo isso está sendo feito aqui, nesse momento. Uma ação que entrega esses serviços para uma população que tem o Cras mais distante, no Augusto Franco, mas que a gente chega junto, se desloca e faz acontecer”, frisou.

 

O Cras Itinerante oferece diversos serviços sociais fundamentais, entre eles, Cadastro Único, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF). Além disso, o evento promove atividades educativas e de integração, como oficinas de sabão ecológico, miocário, dança e uma ação voltada ao enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O espaço também contou com atrações para todas as idades, incluindo Espaço Kids, aula de zumba e apresentações culturais.

 

Segundo a secretária da Família e da Assistência Social, Simone Valadares, a segunda edição no bairro Robalo foi planejada para atender a alta demanda registrada na primeira ação. “Na primeira edição nós não conseguimos atender toda a demanda que chegou. Então nos comprometemos a voltarmos na segunda edição aqui para o bairro Robalo. São vários serviços ofertados, como o cadastro único, para que as pessoas possam ter direito aos benefícios sociais oferecidos, como o AME, que é o Auxílio Municipal Especial, como o Bolsa Família, Auxílio Moradia, o BPC, para idosos e pessoas com deficiência. Além dos serviços para a população no sentido de união, de confraternização, que é muito importante a gente trazer nesse momento”, afirmou.

 

Moradores que participaram da ação elogiaram a iniciativa. A atendente Adriana dos Santos Silva, de 47 anos, destacou que a descentralização dos serviços facilitou seu acesso. “É uma iniciativa muito boa. Como o nosso Cras fica no Augusto Franco, durante a semana fica um pouco difícil se deslocar até lá. Estando aqui facilita mais”, afirmou.

 

O Cadastro Único, serviço ofertado durante o evento, é fundamental para o acesso a programas sociais, como o passe livre para transporte interestadual. O padeiro Jadson Sousa, de 47 anos, compareceu ao local para atualizar seu cadastro e garantir a continuidade do benefício. “Facilita muito para quem precisa fazer esse tipo de atualização nessa documentação”, concluiu.