Prefeitura promove o Camarote da Acessibilidade pela primeira vez no Augusto Franco

Família e Assistência Social
05/06/2025 01h01
Início > Notícias > Prefeitura promove o Camarote da Acessibilidade pela primeira vez no Augusto Franco

A Prefeitura de Aracaju leva o Forró Caju para vários pontos da cidade. O Camarote da Acessibilidade, gerenciado pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), segue o caminho levando inclusão e acessibilidade para os moradores de cada bairro que recebe as festividades juninas. Nesta quarta-feira, 4, os shows ficaram por conta da Orquestra Sanfônica de Aracaju, Luizinho Calixto, Elba Ramalho, Chambinho do Acordeon e Casaca de Couro, que agitaram o público que esteve no espaço.


O camarote está de portas abertas para os PCDs e seus acompanhantes. Além da estrutura, são ofertados fones para redução de ruídos para pessoas com sensibilidade auditiva e banheiros adaptados. Nathália Jesus é uma pessoa com síndrome de down e moradora do Augusto Franco, ela conta que ao saber que teria o camarote já avisou a mãe que queria participar. "Eu vi que ia ter o camarote, aí tinha que vir de qualquer jeito. Esse espaço é legal para todas as pessoas com deficiência. Estou me divertindo muito", contou Nathália.

Suian Neri Menezes e a mãe, Maria Pastora de Menezes, estiveram nessa primeira noite de shows no bairro onde moram. "Nós moramos bem próximo da praça e a Suian disse que queria ver e dançar com Elba Ramalho, então trouxe ela para o camarote da acessibilidade, um lugar muito acolhedor", afirmou Maria Pastora.

Sônia Xavier é PcD e veio acompanhada do marido, José da Purificação Sales, ela reconhece que o espaço é fundamental para garantir a segurança na hora de curtir os festejos. "Eu me sinto muito importante por saber que eu tenho meu espaço livre, com direito a água, banheiro individual e adaptado e com o carinho e o cuidado que os profissionais tem com nós", enfatizou.

Para ter acesso ao camarote, basta levar documento de comprovação da identificação da deficiência. Por noite, são ofertadas 80 vagas, sendo 40 para PCDs e a outra metade para acompanhantes. 

O camarote funcionará também nesta quinta-feira, 5. Se apresentarão no Palco Clemilda: Pedro Lua, Waldonys, Flávio José e Fábio de Estância.

Ações da Semfas

Além do camarote da acessibilidade, a Semfas atua com equipes de abordagem social, que realizam o atendimento, encaminhamento de demandas e acolhimento para pessoas em riscos sociais. 

Também, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) esteve com profissionais fortalecendo campanhas e ações voltadas à proteção das mulheres, como a campanha "Não é Não".