Educação de Aracaju participa do lançamento da 5ª edição do Projeto Ilé-Iwé

Educação
13/06/2025 18h56
Início > Notícias > Educação de Aracaju participa do lançamento da 5ª edição do Projeto Ilé-Iwé

O auditório do Ministério Público de Sergipe, em Aracaju, foi palco, nesta sexta-feira, 13, do evento de lançamento da edição 2025 do Projeto Ilé-Iwé (termo iorubá, língua de origem africana, que significa escola). Criado pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju em 2021, o projeto ganhou força e conta, atualmente, com a adesão das secretarias de educação das cidades de São Cristóvão, de Nossa Senhora do Socorro e de Barra dos Coqueiros; além da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de Laranjeiras; da Universidade Federal de Sergipe/Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (UFS/NEABI); do Movimento Negro Unificado (MNU); e do Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da Coordenadoria da Promoção de Igualdade Étnico-Racial (Copier).

 

Para o promotor de Justiça, Julival Pires Rebouças Neto, o projeto entra para o calendário oficial do estado, uma vez que tem como objetivo capacitar os professores e coordenadores pedagógicos no combate ao racismo e ao preconceito racial: “Esse projeto recebeu o Prêmio Innovare em 2023 (o Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil) e, a partir de então, todos os olhos do país se voltaram para Sergipe. O projeto está consolidado e estabelece amplos impactos sociais na sociedade sergipana”, disse o magistrado.

 

Com o papel de liderança da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (SEMED), fortalecido por meio de parcerias firmadas junto a outras cidades e importantes órgãos da administração pública estadual, a secretária da Educação de Aracaju, Edna Amorim, esteve presente no evento e falou sobre o crescimento do Ilé-Iwé: “A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju é grata pela união de todos os profissionais envolvidos nesse projeto. Nosso trabalho é muito atuante nessa área e estamos vendo os frutos sendo colhidos com o somatório desses esforços”, afirmou a secretária.

 

A professora Valdinete Paes, que faz parte da equipe da SEMED, foi a responsável por apresentar o cronograma do Ilé-Iwé 2025: “Como parte da equipe de coordenação do projeto, da Coordenadoria de Políticas para a Diversidade da SEMED, temos o papel de articular com os professores para que eles participem desse momento. Buscamos trazer atividades diversas para que os professores venham beber dessa fonte de conhecimento”, afirmou. A professora salientou, ainda, que, seguindo a legislação nacional, é necessário que seja trabalhada a educação étnico-racial nas escolas, desde a primeira idade até o fundamental maior, que é o foco da secretaria. Não apenas em novembro, na data do Dia da Consciência Negra, mas, sim, como uma prática durante todo o ano letivo, como ação contínua.



Sobre o programa

 

Criado a partir do programa “Aracaju sem Racismo”, idealizado pela Prefeitura de Aracaju e pelo MP Sergipano, o Projeto Ilé-Iwé tem o objetivo de ofertar formação continuada a coordenadores pedagógicos e professores atuantes em escolas públicas municipais e estaduais de Sergipe, a fim de que seja cumprida a lei que incluiu, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” (Lei nº 10.639/03).