Prefeitura de Aracaju promove treinamento para eleições do Ajuprev

Planejamento e Orçamento
16/06/2025 17h07
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju promove treinamento para eleições do Ajuprev

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), e com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), onde ocorreu a ação, realizou, nesta segunda-feira, 16,  treinamento para servidores que atuarão nas eleições do Ajuprev, que ocorre na próxima quarta, 18. Estão sendo disponibilizadas vagas para diretor e conselheiros previdenciários - ambos com mandato no triênio 2025-2028; e duas para conselheiros fiscais, com exercício no biênio 2025-2027. 

O TRE disponibilizou este serviço à gestão municipal a fim de garantir segurança e maior transparência ao pleito. Através das eleições, haverá a escolha democrática de cargos vinculados à Previdência Social do município. De acordo com o assessor técnico da Assessoria Técnica da Seplog e coordenador do processo eleitoral, André Fontes, as eleições seguem a Lei Complementar n.º 50/2001, de Decreto nº 7.922, e ressalta que tudo está sendo preparado com muita responsabilidade e afinco. 

"O secretário Thyago Silva me deixou na incumbência de fazer esta organização na prática. Estamos com uma boa expectativa para o resultado deste trabalho minucioso e com a certeza de que será positivo, com vários setores da Seplog envolvidos, além do apoio da Guarda Municipal (GMA), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), da Funcaju e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)", evidencia André.

Chefe da Seção de Administração Urnas (Seaue) do TRE e treinadora do curso, Monica Prado destaca que, sendo a segurança do sistema da urna eletrônica isolada, não funcionando em rede, tudo acontece na própria seção. O mesário imprime a zerésima, que comprova que não há votos registrados, e ao final do dia já há o resultado impresso ali mesmo, sem possibilidade de inserção externa de votos.

“Este processo transmite segurança ao eleitor e valoriza a confiança depositada no voto. Os mesários e técnicos precisam aprender a manusear os equipamentos corretamente: desde habilitar o eleitor para votar, suspender o processo em caso de demora, até iniciar e encerrar a votação. Também mostramos como emitir documentos da urna, como o boletim de urna e a zerésima, e explicamos todo o fluxo do dia da eleição”, relata Monica. 

Coordenador de Compras e Contratos do Departamento Administrativo e Financeiro (DAF), e presidente de mesa nas eleições do Ajuprev, Cleverson Nunes enfatiza que o treinamento é fundamental porque é a partir dele que torna-se possível entender melhor como tudo funciona e, assim, transmitir mais segurança e confiança para quem vai votar. 

“Esse preparo nos ajuda a orientar melhor os eleitores e garantir que o processo ocorra com tranquilidade. Confesso que antes havia muitas coisas que eu desconhecia, principalmente em relação ao funcionamento da urna. É um sistema restrito a quem atua nas eleições. Aqui, conseguimos esclarecer as dúvidas, aprender a manusear os equipamentos e nos preparar para evitar problemas. Tudo isso contribui para que a votação aconteça da forma mais fluida possível”, expressa Cleverton.