Na tarde desta segunda-feira, 16, os Guardiões do Clima estiveram em visita ao Projeto Tamar, na Orla de Atalaia em Aracaju. Nesta data, que também é celebrado o Dia Mundial da Tartaruga Marinha, a turma formada por 15 estudantes da rede municipal de ensino deram mais um passo na vivência como agentes ambientais, em uma ação que faz parte do processo contínuo de formação dos jovens que integram o projeto realizado em parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Os "Guardiões do Clima" foram nomeados na Semana do Meio Ambiente, em um projeto que tem como principal objetivo fortalecer a educação ambiental nas escolas, formando crianças e adolescentes mais conscientes, engajados e comprometidos com a preservação do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas.
A visita proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do centro de reabilitação de tartarugas marinhas, identificar as espécies encontradas no litoral sergipano e entender os principais desafios enfrentados por esses animais, como a poluição e a pesca predatória.
Para a secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio, a experiência representa mais do que um passeio educativo. “Ações como essa são muito importantes porque a gente está trazendo os Guardiões do Clima para mais um ambiente de formação, de cuidado e preservação da vida marinha. No Dia Mundial da Tartaruga Marinha, eles estão aqui no Projeto Tamar, entendendo como é o fluxo dentro do projeto, quais são as maiores problemáticas que a espécie vem enfrentando aqui no Brasil e especificamente aqui em Aracaju”, declarou.
A aluna Heloísa Rodrigues da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Florentino Menezes, localizada no bairro Areia Branca, é uma das Guardiãs do Clima e também compartilhou sua emoção com a experiência. “É muito revigorante você ver os animais de perto, tocar neles. Ser um Guardião do Clima é maravilhoso! Tanto por ajudar nas coisas do Meio Ambiente, quanto por ter o título de um Guardião do Clima e estar aqui vendo tudo de perto”. Ao final, ela completou: "Além da responsabilidade que é grande!”.
A parceria entre a Sema e o Projeto Tamar tem sido essencial para fortalecer o compromisso ambiental em Aracaju. Ela garante que a educação ambiental extrapole o espaço da sala de aula, conectando teoria e prática com vivências reais como aconteceu também durante a Semana do Meio Ambiente.