Semed realiza ‘Busca Ativa’ para garantir frequência escolar e aprendizagem dos alunos

Educação
20/06/2025 14h53
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A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica, disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Dois mil e vinte e cinco é um ano de avaliações externas com provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (SAESE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEBE). Por conta disso, a Secretaria da Educação de Aracaju (SEMED) vem desenvolvendo estratégias, por meio de reuniões internas, para que seja feito um levantamento mais detalhado dos motivos das ausências dos estudantes em sala de aula. Um monitoramento está sendo elaborado para solucionar o que a educação chama de “infrequência”, que significa a ausência do aluno em sala de aula, o que ocasiona o déficit de aprendizagem.

De acordo com a consultora extraordinária para Assuntos  Governamentais (CEAG), Dayse Prado, o objetivo é criar métodos para que os estudantes realmente aprendam, uma vez que o compromisso da SEMED é acompanhar desde a ida à escola, a permanência nela e o aprendizado em si. “Nosso trabalho é garantir que haja o aprendizado, procurando uma proximidade entre secretaria e famílias, desmistificando alguma barreira que exista entre o poder público e os familiares, para que eles sintam-se acolhidos. A família precisa saber e sentir que o aluno é importante para a escola, por isso, estamos procurando os motivos para essas ausências”, afirmou a consultora.

O levantamento está em fase inicial e monitora, nessa primeira fase, quase 2.700 alunos com um número igual ou superior a 3 faltas em sequência à escola. A Educação de Aracaju, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), desenvolveu uma ferramenta para otimizar esse processo. Foi criada uma planilha direcionada para este fim, com informações precisas sobre as escolas e os estudantes. Isso potencializou o trabalho e o acompanhamento caso a caso. Já existe a Busca Ativa das escolas, e a Educação de Aracaju agrega com essa nova forma de auxílio e colaboração de informações. Através de ligações, visitas domiciliares e conversas com os responsáveis, os resultados são validados para a melhoria do programa.

Foi feita uma visita à família do aluno Michael Ytalo, 15, 9ºB da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Florentino Menezes, no Mosqueiro. Moradores da rua José Pereira dos Santos, no mesmo bairro, conversaram com nossa reportagem sobre a importância da Educação de Aracaju estar acompanhando de perto o desempenho dos alunos. “Acho muito importante isso, é essencial. Nós, pais, sabemos que o aluno sai de casa para ir para a escola, mas não sabemos se ele realmente assistiu à aula. Esse acompanhamento nos deixa mais tranquilos”, afirmou o senhor Robério Messias de Andrade, 61, pai do aluno.

A mãe, Adriana Nunes Melo, 47, disse que o acompanhamento sempre foi feito pela escola, com coordenadores e diretores, mas que esse contato direto com a secretaria é inédito: “Nunca ninguém da secretaria entrou em contato, quem dirá vir aqui na nossa casa e conversar com a família. Fico muito feliz com essa preocupação sobre meu filho”, destacou a mãe. Michael Ytalo está finalizando o ensino fundamental e lamentou o fato de ter que deixar a escola ao final do ano: “A escola é muito boa, gosto demais de lá. Seria bom se fosse até o ensino médio. Além de ser perto de casa, ainda tem o ônibus que nos leva até lá”, afirmou o aluno.