Seplog realiza workshop de boas práticas na gestão pública

Planejamento e Orçamento
25/06/2025 15h30
Início > Noticias > 111084

Com o objetivo de dar celeridade aos processos burocráticos que envolvem as Diretorias Administrativas e Financeiras (DAFs) das pastas da Prefeitura de Aracaju, a Coordenadoria Geral de Orçamento (Cogeor) da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) está realizando o workshop Boas Práticas de Gestão Pública. O evento está acontecendo nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. O público-alvo são secretários, diretores de DAFs, agentes de contratação e procuradores jurídicos.

A iniciativa segue orientação da prefeita Emília Corrêa e do secretário Thyago Silva para que as pastas da gestão operem na oferta de maior agilidade nos processos de compras e orçamentos por parte dos órgãos e setores instrumentais. Na ocasião, foram divulgados os novos prazos do plano de contratação anual, prenunciando o decreto e suas alterações. Tudo isto contribuirá para que os processos de pregões e adesões a atas sejam finalizados no menor prazo de tempo possível. 

Para o gestor da Seplog, Thyago Silva, o evento é resultado de um esforço contínuo da gestão para aprimorar os fluxos administrativos e orçamentários da Prefeitura. Ele explica que, ao investir na qualificação das equipes técnicas e no alinhamento entre os setores, a administração municipal fortalece sua capacidade de entregar resultados mais rápidos e eficientes para a população.

“Nosso papel é dar o suporte necessário para que cada órgão da Prefeitura funcione com mais eficiência e agilidade. Esse workshop foi pensado justamente para garantir que os processos de compras, orçamentos e contratações sejam mais céleres e organizados, beneficiando toda a população. Ao fortalecer as áreas administrativas, garantimos mais qualidade na entrega dos serviços públicos. É uma determinação da prefeita Emília que sigamos nesse caminho de uma gestão cada vez mais integrada, transparente e eficaz”, afirma Thyago.

Segundo a coordenadora geral da Cogeor/Seplog, Nataly Rocha, o workshop orienta, principalmente, sobre as análises orçamentárias a serem feitas por órgão e outras elucidações acerca de elementos de despesas e fontes de recursos, fazendo com que haja, de acordo com ela, uma estrutura de suporte mais abrangente nas tomadas de decisão.

“Esses fluxos são complementares, um não caminha sem o outro e o objetivo desse evento é justamente para que todos os processos burocráticos, as atividades-meios atinjam o fim e entreguem à população o melhor serviço. A expectativa é que cada servidor saia daqui ciente de que o trabalho deve ser feito em conjunto. Nenhum setor é uma ilha e deve trabalhar de forma integrada, justamente, em razão desta vinculação de serviços, que um está ligado ao outro”, afirma Nataly. 

Diretor do DAF da SMTT, Carlos Xavier avalia que o curso foi fundamental para melhorar o planejamento das contratações do município. “Esse tipo de capacitação é essencial para que a gente identifique com mais clareza os gargalos. A fala do palestrante Lucas Argôlo, por exemplo, foi bastante elucidativa, vai nos ajudar a antecipar entraves e aperfeiçoar nosso planejamento. Ele nos incentivou a refletir sobre nossos próprios processos, e, com certeza, todas as pastas conseguirão dar um bom retorno com base nesse aprendizado”, relata. 

O curso conta com a coordenação da Comissão de Acompanhamento do Plano de Contratação Anual e com a organização da Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap/Seplog).