A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), conta com três Centros de Atendimento ao Turista (CATs) ativos: Mercado de Artesanato Thales Ferraz, Mirante da 13 de Julho e Orla Pôr do Sol. Os espaços têm o objetivo de acolher e prestar informações importantes para todos aqueles que visitam a capital.
Os Centros desempenham um papel fundamental na promoção e no desenvolvimento do turismo local. Eles são o primeiro contato entre os visitantes e a cidade, oferecendo informações essenciais sobre atrações turísticas, meios de transporte, hospedagem, gastronomia e eventos culturais. Esse acolhimento inicial é decisivo para garantir uma experiência positiva ao turista, além de transmitir uma imagem organizada, segura e receptiva do destino.
Para o secretário de Turismo de Aracaju, “um atendimento eficiente no CAT pode influenciar diretamente na satisfação do visitante e na sua decisão de retornar ou recomendar o local”. Segundo ele, o trabalho desenvolvido visa atender o turista “fortalecendo a identidade do local e ampliando as oportunidades de crescimento sustentável no setor turístico”.
Oriundo de São Paulo/SP, em visita ao CAT o Mirante da 13 de Julho, o turista Edmilson Campos falou sobre a importância da ferramenta. “Extremamente interessante e importante, porque ajuda a direcionar para vários lugares. Embora a gente tenha internet, fisicamente muito mais interessante”, afirmou.
Confira os horários de funcionamento dos CATs:
Mercado de Artesanato Thales Ferraz
Avenida Ivo do Prado, 534 – Centro
Segunda a sexta-feira - 8h às 12h e 13h às 17h;
Sábado - 8h às 12h.
Mirante da 13 de Julho
Avenida Gov. Paulo Barreto de Menezes – 13 de Julho
Terça-feira a sábado - 8h às 12h e 13h às 17h;
Domingo - 9h às 13h.
Orla Pôr do Sol
Avenida Dr. José Emídio do Nascimento – Mosqueiro
Segunda a sexta-feira - 8h às 12h e 13h às 17h;
Sábado - 8h às 12h.
Passaporte
A retirada do “Passaporte Aracaju” pode ser realizada no Mirante da 13 de Julho, em seu horário de funcionamento. O livreto lançado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), tem o objetivo de incentivar visitações aos principais pontos turísticos aracajuanos.
O passaporte inclui 14 equipamentos turísticos: Projeto Tamar, Memorial de Sergipe, Orla Pôr do Sol, Calçadão 13 de Julho, Praça Fausto Cardoso, Museu e Largo da Gente Sergipana, Catedral Metropolitana, Centro de Turismo, Centro Cultural de Aracaju, Mercado Municipal, Colina do Santo Antônio, Parque da Cidade, Orla do Bairro Industrial e Orla de Atalaia.