Programa "Papai tá aqui" promove segunda roda de conversa com o tema "Pai que protege"

Educação
10/07/2025 14h46
Início > Noticias > 111364

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no bairro Industrial, recebeu na tarde desta quarta-feira, 09, a segunda roda de conversa do programa ‘Papai tá Aqui’. O projeto é uma iniciativa conjunta entre os governos Federal e Estadual, com participação das secretarias municipais da Educação (Semed), da Saúde (SMS) e da Família e Assistência Social (Semfas).

O programa 'Papai tá Aqui' é voltado à promoção da paternidade ativa e responsável, com o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos entre pais e filhos desde os primeiros anos de vida.

Esse programa de orientação paternal é dividido em seis encontros. O primeiro trata do tema 'Sou pai, e agora?'. O segundo, que ocorreu nesta quarta-feira, teve como tema 'Pai que protege'. “Esse tema é muito importante para trazer essa reflexão para os pais sobre o cuidado integral com seus filhos e isso reflete também na formação e no desenvolvimento dessa criança”, afirmou a psicóloga da Semed, Kelly Oliveira.

Para Geison Valença, um dos facilitadores do 'Papai tá Aqui', essa roda de conversa foi fundamental para destacar a participação do pai na proteção das crianças. "A figura paterna é fundamental para proteger as crianças e para que elas tenham um ambiente mais saudável. Também aproveitamos para falar da saúde do pai, do homem em geral que muitas vezes negligencia e não cuida da sua saúde. Para que ele cuide do seu filho, ele também tem que cuidar de si", explicou.

Já o autônomo Daniel Alves, pai de Victor Gabriel, classificou o encontro como maravilhoso. "É a segunda vez que participo e estarei sempre participando, pois estou aprendendo muitas coisas. É muito bom estar atento aos cuidados com os nossos filhos no mundo em que vivemos", destacou.