A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), registrou um crescimento expressivo das ações no primeiro semestre de 2025. O destaque vai para o aumento de 408% no número de vagas captadas em ampla concorrência, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto no primeiro semestre do ano passado foram ofertadas 272 vagas, em 2025 esse número saltou para 1.383.
Esse crescimento reflete diretamente a missão da Fundat, que atua como órgão intermediador entre empresas e trabalhadores, além de promover a qualificação profissional por meio das diversas ações da Fundação. Para isso, são oferecidos cursos e oficinas gratuitos, nas modalidades online e presencial, com o objetivo de facilitar a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho.
Como resultado dessa atuação voltada à capacitação, somente no primeiro semestre deste ano foram disponibilizadas mais de 2 mil vagas para cursos e oficinas de qualificação, ampliando significativamente as oportunidades para a população.
Além do avanço na oferta de cursos, houve aumento de mais de 51% nos atendimentos realizados; um crescimento superior a 50% no número de novas empresas ofertantes.
A chefe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Aspland), Cledijandira Dolores Santos, destacou: “O balanço das atividades da Fundat, no período de janeiro a junho, reflete diretamente os pilares que sustentam a atuação da instituição: ação com qualificação, ação com trabalho e ação que possibilita a geração de renda. O levantamento realizado pela Aspland, em formato comparativo entre os anos de 2024 e 2025, apontou um crescimento em relação ao período anterior. Ainda assim, seguimos comprometidos em aprimorar continuamente esses resultados, para que a Fundat siga avançando sob a nova gestão.”
Diante desses resultados positivos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundat, vem promovendo um trabalho transformador no município, fortalecendo a política de empregabilidade e ampliando o acesso à qualificação profissional. Os dados do primeiro semestre refletem o compromisso da gestão com a geração de oportunidades e o desenvolvimento econômico da capital.