Fundat inicia cursos profissionalizantes gratuitos em três bairros da capital

Formação para o Trabalho
23/07/2025 11h57
Início > Notícias > Fundat inicia cursos profissionalizantes gratuitos em três bairros da capital

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) deu início, nesta terça-feira, 22, a novos cursos profissionalizantes nos bairros Coroa do Meio, Santos Dumont e Santa Maria. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de qualificação gratuita para quem vive em Aracaju.

Uma das principais ações da Fundat é a oferta de cursos que facilitem a inserção no mercado de trabalho, promovendo a geração de renda. A aluna Marta Valeska de Santana dos Santos, que participa do curso de almoxarife na unidade da Coroa do Meio, destacou a importância da iniciativa.

"Já participei de outros cursos aqui, e a Fundat oferece oportunidades para quem não tem condições de pagar por uma especialização. Estou gostando bastante, tanto que é a minha segunda vez. Além do aprendizado, conseguimos colocar em prática o que aprendemos. A expectativa é que todos saiam daqui com uma chance de emprego", relatou a aluna.

Os cursos acontecem nos turnos da manhã e tarde, nas unidades de qualificação profissional (UQPs) dos respectivos bairros. Nesta nova etapa, foram iniciados os seguintes cursos: almoxarife, informática básica, técnicas básicas de confeitaria, auxiliar administrativo, cuidador de idoso e camareira.

Por meio das capacitações, alunos ganham novas perspectivas profissionais e os instrutores têm a oportunidade de fortalecer seus próprios caminhos no ensino e na atuação social. Para o instrutor do curso de auxiliar administrativo da unidade dos Santos Dumont, Christiano Estevão Vasconcelos, a troca de experiências é enriquecedora. 

"A Fundat tem um papel muito importante na inserção das pessoas no mercado de trabalho, e fazer parte do quadro de instrutores é muito significativo pra mim, enquanto profissional, porque me sinto colaborador desse papel social. Eu venho ministrar um curso, mas também para aprender com essas pessoas. Essa formação não só direciona para o mercado de trabalho, como amplia o entendimento pessoal", afirma Christiano Estevão Vasconcelos.

Para se inscrever, interessados devem se dirigir até a sede da Fundat ou a uma das unidades que estejam oferecendo o curso, portando CPF e RG. É importante estar atento aos pré-requisitos do curso desejado antes da inscrição: ter no mínimo 16 anos é um dos requisitos principais.

A Fundat inicia novas turmas em diversas áreas de forma constante. Segundo Frank Neire Pereira de Assis, coordenador do turno da tarde da unidade recém inaugurada, Juiz Edinaldo César Santos Júnior, no Santa Maria, novos cursos já estão em andamento e outros serão iniciados em breve.

"Estamos em andamento com o curso de serviços gerais, iniciamos um novo curso, o de cuidador de idosos, e no mês de agosto, vamos abrir uma nova turma de informática", declarou.

Com a ampliação da oferta de cursos, a Fundat reafirma seu compromisso com a inclusão social e a geração de oportunidades para aqueles que buscam qualificação e inserção no mercado de trabalho.