Prevenir e garantir segurança aos cidadãos aracajuanos. Foi com esse intuito que a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou nesta quarta-feira, 30, as operações Linha Segura e Praça Mais Segura. O trabalho contou com a atuação conjunta do Grupamento Especializado em Motopatrulhamento (GEM) e do Grupamento Tático Operacional (GTO). As ações foram planejadas com base em dados do setor de estatística da corporação, que indicaram os pontos e horários com maior necessidade de reforço.
A operação Linha Segura ocorreu na Avenida Tancredo Neves, nas imediações do Largo da Aparecida, com o objetivo de reforçar a segurança no transporte público coletivo da capital sergipana. “A Guarda Municipal de Aracaju atua de forma estratégica, com base em dados e análise de ocorrências. A escolha dos locais e horários de atuação são resultado de um trabalho técnico e preventivo que visa aumentar a segurança da população”, detalhou o comandante da GMA, Ricardo Silva.
Durante a ação, mais de 20 ônibus foram fiscalizados e passageiros abordados. A dona de casa, Edivânia Silva, utiliza ônibus diariamente. Para ela, esse tipo de ação proporciona tranquilidade para quem depende do transporte público. “Essas operações são muito importantes. Depois de um dia cansativo, é bom saber que a gente pode voltar pra casa com mais tranquilidade”, relatou.
Quem também ficou feliz com a iniciativa foi a estudante Maria Clara Souza. "Sou estudante da Universidade Federal de Sergipe e pego ônibus todos os dias. Considero essa abordagem da Guarda Municipal de Aracaju muito importante, principalmente para nós mulheres. Com a presença dos guardiões, a gente se sente mais segura para durante o trajeto", disse.
Praça Mais Segura
No turno da noite, a GMA intensificou o patrulhamento em praças da zona sul da cidade, como parte da operação Praça Mais Segura. A ação resultou em abordagens preventivas, apreensão de objetos perfurocortantes e pequenas porções de substâncias entorpecentes. "Essas operações são demandas da população. Recebemos denúncias de ocorrências de roubos e furtos dentro dos ônibus. Portanto, nós vamos realizar essas ações com frequência. Até porque a nossa missão e a determinação da prefeita Emília Corrêa é de tornar Aracaju uma cidade mais segura, pois o cidadão precisa transitar com tranquilidade”, destacou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, André David.