Seplog promove treinamento sobre gestão de patrimônio a servidores da Cultura

Planejamento e Orçamento
04/08/2025 12h36
Início > Noticias > 111813

Com o objetivo de qualificar os novos servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para a correta administração dos bens públicos, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Departamento Central de Patrimônio do Município (DCPM) da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), realizou nesta segunda-feira, 4, curso de capacitação. O treinamento aconteceu no Centro Cultural de Aracaju, e abordou desde os fundamentos legais da gestão patrimonial até o uso dos sistemas institucionais Contabilis e 1Doc, responsáveis pelo controle e tramitação de bens.

Participaram da formação servidores da Semcult que integram as equipes do Departamento Administrativo Financeiro (DAF) e da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi). Segundo o diretor do DCPM, Evandro Lessa, o curso foi direcionado para quem nunca havia trabalhado com patrimônio público. “Nosso objetivo é capacitá-los para que ajam de acordo com as diretrizes previstas em decretos e leis municipais. Percebemos que alguns já utilizavam os sistemas, mas tinham dúvidas importantes, e esse treinamento tem sido fundamental para que todos atuem com mais segurança e de forma correta”, explicou.

Gestor da Semcult, Paulo Corrêa também esteve presente e destacou a importância da capacitação. “Estamos lidando com o patrimônio público, que é do povo. Cabe a nós, enquanto gestores, garantir o controle e a preservação desses bens. Quanto mais integrados e digitalizados forem os processos, melhor será nosso desempenho. Parabenizo a Seplog pela iniciativa e reforçou o engajamento da equipe da Cultura nesse compromisso".

Transparência e gestão eficaz

A coordenadora do Departamento Administrativo-Financeiro (DAF) da Semcult, Jianiny Vieira, destacou que a capacitação partiu de uma demanda da própria Secretaria. “Como somos uma pasta nova, estamos institucionalizando todos os nossos setores e sentimos a necessidade de uma formação direcionada à gestão patrimonial. Todo o conteúdo repassado tem sido essencial para que possamos fazer tudo corretamente desde o início. Nossa expectativa é consolidar essas informações e aplicá-las na prática, garantindo transparência e controle na gestão dos bens públicos”.

Para a chefe da Asplandi e da Economia Criativa da Semcult, Evellyn Ribeiro, o conteúdo foi essencial para a realidade do setor. “Mesmo quem já tem experiência aprende bastante, porque cada órgão tem suas particularidades. Saímos daqui com direcionamentos práticos, inclusive com a recomendação de formar uma comissão de trabalho para organizar os processos e evitar erros. Já temos reuniões agendadas e circulares em construção para garantir que tudo flua da melhor forma”, relatou.

A capacitação integra o conjunto de ações da Seplog para promover a eficiência na gestão pública e pode ser solicitada por outras Secretarias Municipais.