Após alteração no regimento interno, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) passará a ter reuniões bimestrais e não a cada três meses, como acontecia antes. O órgão colegiado já realizou quatro reuniões em 2025 e todas elas contaram com o fomento da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur).
O Comtur tem o objetivo de planejar, incentivar e promover o turismo em Aracaju, atuando como um canal de diálogo e decisão entre o poder público e a sociedade civil organizada. Seus objetivos incluem a criação e o aperfeiçoamento de políticas públicas para o setor turístico, o desenvolvimento sustentável, a preservação do patrimônio local e a melhoria da infraestrutura e da experiência do turista, com foco na geração de renda e no bem-estar da comunidade.
Fazem parte do órgão representantes da sociedade civil, setor privado turístico (hotéis, restaurantes, agências), instituições financeiras, universidades, sindicatos e a comunidade local. O presidente do colegiado é o secretário de Turismo de Aracaju, Fábio Andrade. Mais duas reuniões serão realizadas ainda em 2025, em 21 de outubro e 16 de dezembro.
“Este colegiado é muito importante. Estamos falando de discussões sobre o turismo que têm a capacidade de impactar diretamente o setor. Nós estamos criando uma agenda de trabalho que nos permitirá ampliar as discussões e tornar nossas ações ainda mais efetivas. É também ouvindo o setor que podemos melhor a gestão municipal”, explicou o secretário Fábio Andrade.
4ª Reunião Ordinária
A 4ª Reunião Ordinária do Comtur 2025 foi realizada no último dia 29 de julho. Durante a atividade foi possível apresentar resultados de ações promovidas pela Secretaria Municipal do Turismo, como o Passaporte Turístico e Marinete do Forró, além do cronograma do Descubra Aracaju e demais atividades para o segundo semestre. Na oportunidade, foram exibidos dados coletados pelos técnicos da Diretoria de Planejamento Turístico da Setur a respeito do perfil dos visitantes, ticket médio e comparativo com pesquisas de operadoras de turismo emissivo.
“Esse encontro é fundamental para alinhar estratégias e fortalecer as experiências que impulsionam o turismo na cidade. Nós realizamos uma série de levantamentos que nos permitem pensar o turismo de uma forma ampla. Todos os números foram apresentados na reunião e continuaremos trabalhando nessa mesma linha”, disse Ícaro Carvalho, diretor de Planejamento Turístico da Setur Aracaju.