Com o objetivo de promover o acesso à tecnologia e ampliar a autonomia das pessoas idosas, a Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas) realizou, na tarde desta terça-feira, 5, uma oficina de inclusão digital no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Benjamin Alves. A atividade faz parte das ações socioeducativas promovidas pela unidade e visa atender às demandas cotidianas dos usuários em relação ao uso de ferramentas digitais.
A coordenadora do Cras Benjamin Alves, Érika Vergueiro, destacou a importância da ação para o desenvolvimento pessoal dos participantes. “Essa oficina foi pensada com o objetivo de estimular o aprendizado das nossas usuárias, promovendo autonomia, inclusão e confiança no uso da tecnologia. É uma demanda recorrente e queremos que elas saiam daqui mais seguras e preparadas para lidar com o mundo digital no dia a dia”, destacou Érika.
Segundo o instrutor da oficina, Júnior Lima, a iniciativa surgiu a partir das dúvidas frequentes apresentadas pelas pessoas idosas durante os atendimentos na unidade. “Nós percebemos que muitas idosas tinham dificuldades com o uso de celulares, computadores e notebooks. Pensando nisso, organizamos essa oficina como um bate-papo inicial para ouvir essas demandas e esclarecer dúvidas. A partir disso, vamos aprofundar os conteúdos, abordando temas como redes sociais, aplicativos de banco e PIX, que são os maiores desafios relatados por elas, explicou Júnior.
A dona de casa Célia Feitosa, de 62 anos, participou com entusiasmo da atividade e compartilhou sua experiência. “Eu acho incrível essa instrução em tecnologia, é excelente. Pra mim, é importantíssima, até porque tem coisas que eu não entendo. Tenho que estar tirando dúvidas, perguntando, e nem sempre tem alguém pra me explicar, essa aula vem para ajudar, é bem desejada. A gente estava esperando por isso”, pontuou Célia.
Além da abordagem sobre o uso de dispositivos eletrônicos, a oficina também teve momentos práticos, nos quais os participantes puderam explorar seus próprios celulares com o apoio dos profissionais do Cras. O foco principal foi proporcionar um espaço seguro de aprendizado para todos.