Prefeitura integra o Sergipe Participativo edição Aracaju

Planejamento e Orçamento
07/08/2025 10h40
Início > Notícias > Prefeitura integra o Sergipe Participativo edição Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), participou, nesta quarta-feira, 6, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, da última audiência pública do ciclo 2025 do Sergipe Participativo, promovido pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) do Governo de Sergipe.

A ação reuniu representantes do Governo do Estado e de municípios da região metropolitana, com o objetivo de ouvir a população e gestores públicos sobre as prioridades locais que devem orientar a construção do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026 e dos Planos de Desenvolvimento Regional (PDRs). Representando a Seplog Aracaju, participaram o secretário Thyago Silva e a coordenadora-geral de Planejamento, Benigna Silva.

Durante o encontro, o secretário Thyago Silva destacou o valor da escuta qualificada e da atuação colaborativa entre Estado e municípios. “Parabenizo o gestor da Seplan, Júlio Figueira, por liderar esse processo com diálogo, abrindo caminhos para um futuro mais participativo em nosso estado, e toda a equipe responsável por este ciclo de audiências públicas. É uma grande satisfação participar deste momento tão importante de escuta e construção coletiva”, pontuou.

Para Benigna, a participação da Seplog em audiências como esta reforça o compromisso da gestão com políticas públicas mais eficazes. “É fundamental estarmos presentes nesses espaços, pois conseguimos propor ações colaborativas entre Estado e município, com foco nos reais anseios da população. Levamos ideias que, com o apoio do Governo do Estado, podem ganhar mais força e alcance. Além disso, já estamos planejando novas estratégias conjuntas que ofereçam respostas mais dinâmicas às demandas da nossa cidade”, explanou.

Gestor da Seplan, Júlio Figueira explicou que o Sergipe Participativo avança em duas frentes: a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Regional, com previsão de conclusão até fevereiro de 2026, e a construção do PLOA, a ser enviado à Assembleia Legislativa em setembro. Ele destacou ainda a força da participação popular. “No ano passado, mais de 250 propostas foram recebidas durante as audiências, e 58% delas foram incorporadas ao orçamento de 2025. Isso demonstra que a escuta funciona e gera resultados concretos. Seguimos determinados a transformar as sugestões da população em ações efetivas”, enfatizou.

A audiência pública também contou com oficinas dos PDRs para fomento de ideias, análises e contribuição de propostas entre os representantes municipais que auxiliarão na elaboração dos novos Planos de Desenvolvimento Regional.