Agosto Dourado: USF realiza palestra com doulas sobre amamentação

Saúde
07/08/2025 15h54
Início > Notícias > Agosto Dourado: USF realiza palestra com doulas sobre amamentação

Durante a campanha do Agosto Dourado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está desenvolvendo atividades nas Unidades de Saúde da Família (USF), com o intuito de falar sobre os benefícios da amamentação, tirando dúvidas e passando orientações para a população.

Nesta semana, a USF Celso Daniel, localizada no bairro Santa Maria, recebeu a presidente da Associação Sergipana de Doulas, Neuraci Araújo, que falou para gestantes da comunidade sobre vários assuntos relacionados à maternidade, principalmente sobre amamentação.

“É um movimento gratuito que a gente faz para orientar as mães que são SUS-dependentes e não têm condições, muitas vezes, de contratar uma doula. Nosso objetivo é que essas mães aprendam não só os benefícios do aleitamento materno, mas também como fazer essa oferta de uma forma que elas não tenham feridas, que não se machuquem e que o bebê consiga fazer uma extração efetiva desse leite”, explicou.

A doula falou também da importância dessas orientações para as mães que ainda chegarão à fase da amamentação. “A gente orienta, por exemplo, sobre a pega correta, porque, quando ela está errada, pode causar fissuras e o bebê não consegue extrair a quantidade de leite necessária para seu ganho de peso. Além disso, falamos da importância do leite materno para a dentição, fala, deglutição e para a alimentação futura”.

A roda de conversa foi organizada pela USF. A gerente, Milene Soares, falou que esse trabalho de orientação faz parte da rotina de assistência do pré-natal e da puericultura. “É de fundamental importância ter esse tipo de atividade, principalmente em regiões em que o poder econômico da população é um pouco mais baixo. As mães adoram, sempre participam, tiram dúvidas, é realmente muito proveitoso”, contou.

Keila Laiane Santos está esperando seu segundo filho e, com o primeiro, ela não conseguiu amamentar. Dessa vez, está buscando todas as informações possíveis para conseguir. Ela aprovou a iniciativa da realização desse tipo de palestra. “Aproveitei que ia marcar uns exames e fiquei, cheia de expectativas para aprender, porque, quando eu vi que o tema era amamentação e eu não tive a oportunidade de amamentar meu primeiro filho, decidi que dessa vez eu quero fazer diferente — e a troca de informações que tivemos aqui foi muito boa”.