Idese: Aracaju apresenta avanço nos índices do Ensino Fundamental

Educação
12/08/2025 15h48
Início > Notícias > Idese: Aracaju apresenta avanço nos índices do Ensino Fundamental

A rede municipal de ensino de Aracaju alcançou resultados expressivos no Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) em 2024. O rendimento dos alunos foi satisfatório em todas as etapas, da alfabetização aos anos finais do ensino fundamental. Criado pelo Governo de Sergipe, o Idese sinaliza a qualidade da educação pública por meio de provas de Língua Portuguesa e Matemática aplicadas no âmbito do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). 

Na alfabetização, segmento que contou com 2.520 alunos do 2º ano de 44 escolas municipais de Aracaju avaliados, o índice saltou de 5,5, em 2023, para 6,4 em 2024 — um avanço de 16% no Idese. Nos anos iniciais, a nota passou de 5,0 para 5,6, um aumento de 12% na comparação de um ano para o outro. Nesse nível escolar, foram avaliados 2.497 alunos do 5º ano de 42 unidades de ensino. Na prova dos estudantes dos anos finais, Aracaju manteve em 2024 o índice do ano anterior, 4,1. Nessa etapa, foram avaliados 1.176 alunos do 9º ano de 19 escolas.

Outro dado significativo do Idese 2024 é o fato de Aracaju estar em posições de destaque no ranking dos municípios sergipanos. Na alfabetização e anos iniciais, média alcançada pelas escolas da rede posicionou o município entre os dez com melhor educação pública do Estado. Nos anos iniciais, o índice obtido por Aracaju o colocou na 6ª posição do ranking, e na alfabetização a nota foi a 9ª melhor na comparação entre os municípios. Nos anos finais, a rede pública de Aracaju foi a 11ª colocada. 

A elevação nos indicadores também se estende às escolas, evidenciando o compromisso de gestores e professores com a educação pública de Aracaju em cada unidade de ensino. Na alfabetização, várias escolas assinalaram crescimento acima de 15% na nota do Idese. O destaque nesse segmento foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otília de Araújo Macedo, que registrou um acréscimo de 27% no índice. A média da EMEF no Idese subiu de 5,2 para 6,6.

Nos anos iniciais, com 38% de evolução, a EMEF Maria da Glória Macêdo foi a que obteve o maior crescimento no Idese (média saltou de 4,5 para 6,2). Nos anos finais, o rendimento positivo da EMEF Sabino Ribeiro chama atenção. De 2023 para 2024, a escola registrou uma alta histórica de 61% em sua nota. Com média 2,9 em 2023, a EMEF passou para 4,7. 

Números alcançados por Aracaju no Idese se somam ao desempenho divulgado recentemente pelo Índice Nacional da Criança Alfabetizada (ICA), do Ministério da Educação (MEC). Com taxa de 47,2% de crianças alfabetizadas na idade certa (até o 2º ano), um aumento de 17,5% em relação ao índice de 2023, Aracaju foi a capital com maior crescimento na alfabetização no país.

De acordo com o técnico da Coordenadoria de Ensino Fundamental (COEF) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Henrique Barreto, esses resultados comprovam o avanço na aprendizagem dos alunos da rede municipal em todos os segmentos. “Esse é um trabalho contínuo da Semed, das equipes técnicas de cada departamento e das escolas. Resultados também mostram o engajamento dos gestores escolares e dos professores na participação desses avanços. Com os trabalhos em sala de aula, os alunos estão cada vez mais se destacando, lendo e se dedicando mais”, analisou.

Para a secretária da Educação, Edna Amorim, o desafio da gestão é avançar e alcançar índices mais satisfatórios em cada etapa: “Nosso trabalho é garantir uma rede com números expressivos que possam espelhar a qualidade da prática pedagógica que estamos implementando desde janeiro” , avaliou a secretária.