Guarda Municipal de Aracaju reforça compromisso com a saúde ocupacional

Segurança Municipal e Cidadania
13/08/2025 12h48
Início > Noticias > 112022

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), ampliou nesta quarta-feira, 13, os serviços do Núcleo de Atendimento Especial à Saúde do Trabalhador (Naest). Agora, além do atendimento psicológico, estão sendo ofertados atendimentos médico e fisioterapêutico.

O supervisor, Eraldo Vasconcelos, aproveitou e marcou uma consulta médica. "Essa ação é muito importante para nós que fazemos a segurança pública, pois a nossa profissão exige demais do nosso mental e físico. Quando soube da oferta, decidi marcar logo uma consulta. Achei maravilhosa essa iniciativa", pontuou.

A iniciativa reforça o cuidado com a saúde física e mental dos guardiões e de seus familiares. Além de desmistificar a ideia de que pedir ajuda é sinal de fraqueza para quem integra as forças de segurança.

Para o coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Naest), o subinspetor Radamés Soares, a ampliação do serviço irá fortalecer o trabalho desenvolvido pela equipe. "A nossa missão é cuidar de todos, levando em consideração os aspectos emocionais e laborais. Esse acolhimento também é estendido aos familiares dos nossos profissionais. Estamos muito felizes com essa iniciativa", destacou.

Criação

O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador foi criado em fevereiro de 2017 e beneficia anualmente uma média de 100 pessoas. O comandante da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Ricardo Silva, ressaltou a importância de garantir as condições ideais de trabalho para os guardiões. "O núcleo é essencial neste processo, pois oferece apoio psicológico e físico. Por isso, estamos empenhados no fortalecimento e reestruturação do local", colocou.