Guarda Municipal de Aracaju conclui curso para manuseio de armas longas

Guarda Municipal
21/08/2025 16h08
Início > Noticias > 112182

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Ação Social e da Cidadania (Semdec), concluiu nesta quinta-feira, 21, a capacitação que habilita guardiões para o uso de armas longas, como espingardas calibre .12 e carabinas .40. O curso, organizado pela Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento da GMA, reforça o compromisso da gestão com a qualificação permanente dos profissionais e a segurança da população.

A formação foi ministrada por guardas municipais de Aracaju, habilitados pela Polícia Federal como instrutores de armamento e tiro. O instrutor Tiago Emmanuel Corrêa, subinspetor da GMA, falou da importância do curso. “Essa habilitação é uma questão de segurança. As armas são de proteção coletiva. Não são armas individuais que podem ser utilizadas por vários agentes. Existem especificidades. A espingarda, por exemplo, pode ser usada com munições de borracha, de impacto controlado, que são munições menos letais. Inclusive para serem usadas em condição de distúrbios civis, tumultos, em que o agente, em vez de usar arma letal, terá essa possibilidade”, explicou.
 
Durante o curso, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, com foco no uso responsável das armas em situações de maior risco. Entre os alunos estava o integrante do Grupo Tático Operacional (GTO), o supervisor Edson Silva. “O curso é fundamental para nós, pois amplia nossa capacidade de atuação. Além disso, mostra a preocupação da gestão em oferecer um serviço com mais qualidade à população de Aracaju”, afirmou.
 
O subcomandante da GMA, subinspetor Leonardo Faria, participou dos quatro dias de curso. "Foram dias de intenso aprendizado e troca de conhecimento. Esse é mais curso que nos proporciona preparo técnico para atuar em situações de maior risco e garante que a população tenha uma Guarda ainda mais eficiente e segura", ressaltou.