As atividades são executadas pelas três cooperativas que possuem contrato com a gestão municipal: Care, Coores e União. Em cada uma das localidades onde atuam, equipes de educadores ambientais realizam visitas porta a porta para dialogar com os moradores sobre a importância da separação correta dos resíduos recicláveis e da destinação adequada do lixo.
De acordo com o coordenador ambiental da Emsurb, Diego Leite, as áreas de atuação dos agentes acompanham as mesmas rotas do serviço de coleta seletiva executada pela empresa municipal.
“Nos bairros onde a coleta é realizada, as equipes também orientam a população sobre como separar corretamente o material reciclável. Além disso, os moradores recebem panfletos com informações sobre os ecopontos, que funcionam como estações de entrega voluntária de resíduos sólidos”, explicou.
Ele complementa informando que nessas estações a população pode entregar pequenos volumes de entulho, móveis e eletrodomésticos usados, além de materiais recicláveis que não são recolhidos na coleta regular. “Grande parte do que é arrecadado, como pedaços de madeira, móveis e eletrodomésticos, é encaminhado para as cooperativas cadastradas pela Prefeitura de Aracaju”.
Morador do bairro Farolândia há cerca de 15 anos, José Carlos Santos destacou a importância da ação enquanto recebia um dos agentes em sua residência. “Acho muito válido o trabalho dos agentes ambientais, porque o descarte incorreto do lixo só prejudica a cidade, principalmente em períodos de chuva. A população precisa aprender a separar melhor os materiais e a colocar o lixo no dia certo da coleta”, afirmou.
O catador João Carlos, que atua na coleta e comercialização de recicláveis, também reforçou os benefícios da iniciativa. “Meu trabalho ajuda o meio ambiente e, por isso, é fundamental que as pessoas façam a separação do lixo reciclável em casa. Assim, todos saem ganhando”, disse.
Integrante da Coores, a agente ambiental Crislaine Barbosa ressaltou o papel educativo da abordagem junto à comunidade. “Nosso trabalho é orientar os moradores a organizarem de forma correta o plástico, o vidro, o papelão e outros materiais que podem ser aproveitados pela cooperativa. Quanto mais as pessoas colaboram, mais conseguimos reaproveitar”, enfatizou.
Áreas de atuação
Atualmente as três cooperativas contemplam os seguintes bairros:
- Coores – recolhe os resíduos recicláveis nos bairros Jardins, Garcia, Ponto Novo, Farolândia, conjunto Augusto Franco, Luzia e Mosqueiro.
- União – é responsável pelos bairros Orlando Dantas, Aruana, Aeroporto, Santa Teresa e Inácio Barbosa.
- Care – atende os bairros Grageru e Salgado Filho.
Caso o morador ou comerciante tenha interesse em contribuir com o serviço, basta entrar em contato com a Emsurb por meio do setor de Ouvidoria no 3021-9908 para mais informações.