Neste sábado, 23, aconteceu a primeira edição do 'Tamo Junto Aracaju'. O projeto realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da secretaria de Governo (Segov), ocorreu no bairro Lamarão. A gestão municipal levou mais de 70 serviços e ações à comunidade, que envolveram todos os órgãos e secretarias. O evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Francisco da Silva.
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) participou com diversas ações. As atividades giraram em torno dos variados campos de atuação da pasta no cenário educacional, como o artístico, esportivo, cultural, inclusão escolar, uso de tecnologias, entre outros.
Segundo a secretária da Educação, Edna Amorim, a participação foi fundamental para fortalecer a aproximação entre a Semed, escolas e a comunidade. “Apresentamos uma seleção importante de ações e projetos educacionais da Semed. Mostramos aos pais e responsáveis pelos alunos da escola Sérgio Francisco todo o cuidado que temos com os filhos deles. Além disso, nos colocamos à disposição de toda a comunidade que precisa de ações da Educação Municipal”, avaliou Edna Amorim.
Continuidade dos estudos
Uma das ações da Semed teve o propósito de intensificar a divulgação dos trabalhos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e informar quais escolas da rede ofertam a modalidade. Com distribuição de panfletos e profissionais tirando dúvidas de moradores, o trabalho focou em oportunizar a continuidade dos estudos à população da área.
Rosielle de Souza fez questão de conferir o espaço da EJA. Ela foi em busca de informações para a mãe dela, que tem dificuldades de leitura e escrita, e deseja aprimorar essas habilidades. “Essa é uma oportunidade não só para jovens que estão na rua sem saber ler, nem escrever, como também para adultos. Vou levar todas as informações para a minha mãe. Ela tem vontade de voltar a estudar”, afirmou.
Novo Portal da Educação
Rosielle também se interessou pelas ações do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semed. Ela tem dois filhos matriculados na EMEF Sérgio Francisco e aproveitou para se instruir sobre o novo Portal da Educação. O lançamento da ferramenta ocorreu hoje, no 'Tamo Junto'.
De acordo com Caio Dávinis, coordenador do DTI, a proposta do portal é possibilitar que pais e responsáveis possam acompanhar todos os dados pedagógicos sobre seus filhos por meio da tecnologia. Não só notas e frequência escolar, como também relatórios e horário de entrada e saída.
Rosielle gostou de conhecer a novidade no evento da prefeitura. “Achei muito interessante, porque vai permitir que os pais monitorem os filhos e confiram o rendimento deles. Também vai dar uma segurança a mais pra gente, saber a hora que eles entram, que saem. Em um mundo como o de hoje, temos que vigiar sempre”, relatou Rosielle.
Cultura e Artes
Um dos espaços da Semed mais visitados foi onde ocorreu a exibição do curta-metragem "O Lamarão", uma animação dirigida por um ex-morador da comunidade e egresso da rede municipal de Aracaju, o designer Lúcio Gregório. O curta narra problemáticas do bairro que foram vividas por ele e outras que presenciou. A atividade foi desenvolvida com o apoio da Coordenadoria de Artes (Coarte) da Semed.
Moradoras do bairro, as irmãs Joseilde e Josefa Batista assistiram ao filme e se identificaram com a semelhança de coisas que veem no dia a dia. “Aparece o povo da comunidade, os conjuntinhos, com as pessoas e tudo, a linha de ônibus que passa aqui. Gostei muito”, declarou Josefa. A Irmã dela, Joseilde, também se encantou com o projeto e a similaridade com situações que já aconteceram por lá, como as chuvas e as dificuldades enfrentadas com alagamentos.
Voltada ao público infantil, agregando artes, brincadeiras e aprendizagem, a Secretaria conduziu a Oficina de Bricolagem. “Jogos de coordenação motora, com tampinhas, bolinhas, com rimas. Interações e brincadeiras baseadas na LDB. Ou seja, o brincar pedagógico, com um cunho de aprendizado. Além disso, foi um espaço pensado para que os pais pudessem conferir os outros serviços”, comentou a professora Gabriela Chagas, coordenadora da Pré-Escola da Semed.
Foi exatamente o que fez Virgínia Gomes, que compareceu ao 'Tamo Junto' com suas três filhas, sendo duas estudantes da EMEF Sérgio Francisco, e outra de apenas dois anos. Enquanto ela foi verificar serviços de saúde e o de carteira de identidade, foi possível deixar as meninas, Mayara Vitória Santos, do 2º ano, e Rillary Santana, do 4º, na oficina. “Tudo de boa qualidade. Os serviços e os atendimentos. Como minhas filhas estudam aqui, deixei elas brincarem. Elas se divertiram bastante no espaço”, disse Virgínia.
Educação Ambiental
Outra vertente bastante trabalhada pela Semed no evento foi a conscientização ambiental. Em uma das salas, educadoras da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) abordaram como é o processo de reciclagem e os impactos positivos que a prática proporciona ao meio ambiente.
Diversos alunos da EMEF Sérgio Francisco compareceram ao local. Willyan da Silva expressou sua alegria em conhecer mais sobre reciclagem. “Aprendi a importância que tem de separar o lixo e jogar fora corretamente, porque a partir dele é possível fazer outros materiais. O que eu aprendi aqui, vou levar, ensinar a minha família, para que todos possam fazer do jeito certo em casa. Estou gostando de tudo que tem aqui. Agradeço muito à prefeitura”, afirmou.