Exposição da Guarda Municipal de Aracaju promoveu interação e aprendizado

Guarda Municipal
24/08/2025 20h57
Início > Notícias > Exposição da Guarda Municipal de Aracaju promoveu interação e aprendizado

Durante sete dias, aracajuanos e turistas puderam mergulhar na trajetória da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Ação Social e da Cidadania (Semdec). É que foi realizada no Shopping Jardins a exposição ‘Do vermelho ao azul marinho – A história da GMA’. O evento, que reuniu cerca de 500 visitantes, foi marcado por momentos de interação e aprendizado. 

A mostra trouxe um pedaço da história da instituição, com representações de todos os grupamentos e atividades que aproximaram o público da rotina dos guardiões. O programa Anjos Azuis e os projetos Cantarolanjos e Teatro de fantoches encantaram crianças e adultos, levando conscientização por meio da música e da história da corporação. 

O Centro de Treinamento também participou das comemorações, com o Clube de corrida, judô e taekwondo, reforçando a importância do preparo físico como parte da missão diária da GMA. A dona de casa, Mara Calazans, estava a passeio com a filha Sophia Calazans e fez questão de participar da atividade. “Achei muito interessante a ação porque incentiva a prática do esporte. Também ficamos encantadas com a apresentação dos fantoches”, contou. 

A administradora Bianca Mecenas Rodrigues também elogiou a iniciativa. “Eu vim passear com a minha filha e me deparei com essa aula de taekwondo. A Guarda de Aracaju está de parabéns. A exposição é muito interativa”, disse. 

Outras ações

Outro destaque foi o Grupamento de Operações com Cães (GOC). A equipe fez demonstrações de adestramento e ataque controlado. Os cães Asko e Astrid foram verdadeiros protagonistas, conquistando os visitantes com simpatia e brincadeiras. Já a Patrulha Maria da Penha, levou informações essenciais sobre o combate à violência doméstica, fortalecendo as ações do Agosto Lilás.

Quem esteve na mostra também pôde conhecer de perto equipamentos, uniformes e veículos utilizados pelos guardiões. Eduardo Militão, de 7 anos, ficou encantado com as viaturas. “Nunca tinha visto uma de perto. Foi muito legal. Aproveitei e fiz umas fotos. Estou bem feliz”, concluiu.