A Praça Franklin Roosevelt recebeu nesta quarta-feira, 27, mais uma edição do ‘Sema no Seu Bairro’, projeto itinerante promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A ação foi um sucesso, com a doação de 200 mudas arbóreas e medicinais à população local e muita troca de saberes sobre plantio, arborização urbana, educação ambiental e usos das plantas medicinais.
Maria do Carmo Alves, moradora nascida e criada no bairro América aprovou a chegada do projeto à Zona Oeste. “O verde é essencial, esta ação foi maravilhosa para nós. Fui criada com chá por minha avó e mãe e sigo a tradição com meus filhos e netos. Gosto muito de chá, e às vezes até acho ser melhor que remédio. Tudo que for bom para comunidade eu gosto e quero que tenha mais vezes”, afirmou.
A interação entre a equipe da Sema e os moradores foi um dos destaques da manhã. Muitos aproveitaram a oportunidade para sugerir melhorias para o bairro, trocar informações sobre o cultivo de plantas medicinais e ter dicas de jardinagem e preservação de áreas verdes.
“Vivemos num mundo em que as condições climáticas estão cada vez mais aceleradas e a gente poder ter uma mudinha em casa, já ajuda na mitigação. Cada um fazendo seu papel em contribuir para o meio ambiente é super importante. Achei a ação muito importante! Escolhi aroeira e manjericão, bons para cultivo, chás e banhos até”, ressaltou Lucas Gabriel, historiador.
O sentimento de pertencimento e valorização do espaço público foi um dos principais resultados da iniciativa, na avaliação dos moradores da região. “Essas ações são muito úteis para comunidade, deveria ter toda semana. Peguei ora-pro-nóbis e menta, vou levar pro meu terreno para crescer forte e bonito. E vocês, venham outras vezes viu?”, pediu dona Edileuza da Conceição.
A próxima edição do ‘Sema no Seu Bairro’ acontecerá em setembro no bairro Farolândia.