Galeria Álvaro Santos promove roda de conversa sobre o futuro da fotografia

Funcaju
28/08/2025 10h27
Início > Noticias > 112402

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio da Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), realizou na última quarta-feira, 27, a roda de conversa com o tema “O futuro em foco: para onde caminha a fotografia?”. A atividade integrou o circuito de eventos do 10° Salão de Fotografia.

O encontro teve como objetivo refletir sobre o lugar da fotografia diante das constantes inovações tecnológicas, com destaque para o uso da Inteligência Artificial e as novas formas de produção de imagens por meio de smartphones e câmeras digitais. 

A fotógrafa Iza Foz, integrante da comissão julgadora do 10º Salão de Fotografia, com formação em fotojornalismo e atuação voltada a temas sociais e autorretratos, destacou que a roda foi enriquecedora não apenas pelos assuntos propostos, mas também como espaço mais amplo de troca e discussão sobre fotografia.

“Com fotógrafos e artistas visuais de idades e segmentos bem variados, todos profundamente interessados na conversa, vejo que a fotografia caminha para ter força e pluralidade cada vez maiores, como uma paixão comum entre aqueles que tomam contato com ela. Vale salientar a importância de seguir possibilitando encontros ricos como esse”, ressaltou Iza.

O fotógrafo e professor de fotografia Daniel Barboza, convidado do evento, reforçou a relevância do espaço que a GAAS oferece para discussões sobre arte de forma geral. Ele explicou ainda que a proposta da atividade foi desmistificar preconceitos em relação às novas ferramentas de transformação da fotografia, tanto no processo de produção da imagem quanto na edição e no tratamento fotográfico.

“A discussão foi bem abrangente, com tópicos como se a fotografia retrata ou não a realidade. Que em maioria acreditamos que ela na verdade abstrai a realidade, nós como fotógrafos pegamos uma abstração da realidade e chamamos de arte. Discutimos também como cada um tem a escolha de como irá produzir a fotografia a partir de agora, seja ela retrô, através do uso de filmes, ou através de computadores com o uso da Inteligência Artificial”, explicou Daniel.

Galeria de Arte Álvaro Santos

A Galeria está localizada na Praça Olímpio Campos, s/n, no Centro de Aracaju, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para mais informações sobre exposições, visitas e atividades educativas, o público pode entrar em contato pelo telefone (79) 3179-1308 ou pelas redes sociais oficiais da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).