Mirante da 13 de Julho receberá lançamento de campanha sobre Fibrose Cística

Turismo - SETUR
28/08/2025 12h29
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A Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias municipais do Turismo (Setur) e da Saúde (SMS), realizará uma ação de lançamento da Campanha Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística. A iniciativa tem parceria com a Inspira, associação sergipana que envolve pais, amigos ou pacientes portadores da doença. O palco do “Descubra Aracaju”, no Mirante da 13 de Julho, abrirá espaço para dar publicidade ao Setembro Roxo.

 

O Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística é 5 de setembro. Na mesma data, uma sexta-feira, será realizada mais uma edição do “Descubra Aracaju – Edição Mirando as Artes”, no Mirante da 13 de Julho, com a realização do lançamento nacional da campanha sobre a doença.

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) acolhe pacientes com fibrose cística. “A ideia é que a gente consiga trazer para Aracaju mais sobre o diagnóstico, sobre o tratamento e entender que é uma doença, mas é uma doença tratável e com perspectiva de vida. A gente precisa trazer a realidade e mostrar aos aracajuanos o que existe e de que forma é que a gente pode fazer via SUS”, explicou Tércia Monteiro, coordenadora da Atenção Especializada de Aracaju.

 

O lançamento da campanha colocará Aracaju em posição de protagonismo nacional. “A gente quer que Aracaju faça uma divulgação marco, que seja uma divulgação para o Brasil inteiro, do Setembro Roxo. Como todas as doenças raras, a fibrose cística é pouco conhecida, inclusive pelos profissionais de saúde. Então temos que mostrar que essa doença existe, tem tratamento e os pacientes podem viver com qualidade de vida” disse Gabriela Correia, presidente da Associação Sergipana de Fibrose Cística.

 

Para o secretário do Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, a iniciativa reforça o papel da capital como cidade acolhedora e comprometida com causas sociais. “Unir o turismo à conscientização é uma forma de dar ainda mais visibilidade a temas relevantes. Receber o lançamento nacional do Setembro Roxo em nosso Mirante significa mostrar que Aracaju está preparada para promover eventos que unem cultura, informação e responsabilidade social, valorizando a cidade e cuidando das pessoas”, destacou.

 

Setembro Roxo

 

O Setembro Roxo é uma campanha de conscientização sobre a fibrose cística, doença genética rara e crônica. O objetivo é informar a população, destacar a importância do diagnóstico precoce, especialmente por meio do teste do pezinho, e reforçar que, com tratamento adequado e acompanhamento multiprofissional, é possível garantir mais qualidade de vida e longevidade às pessoas que convivem com a condição.

 

Fibrose Cística

 

De acordo com o Instituto Unidos pela Vida, a fibrose cística é uma doença genética rara e ainda sem cura. Também conhecida como Mucoviscidose ou Doença do Beijo Salgado, ela é resultado da disfunção da proteína cystic fibrosis transmembrane conductance regulator (CFTR), o que faz com que toda a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação.

 

De forma geral, isso desencadeia alterações nos sistemas respiratório, digestivo e reprodutor. A triagem da fibrose cística começa logo nos primeiros dias de vida do bebê, com a realização do teste do pezinho. Quando esse exame indica fibrose cística, outro teste deve ser feito para confirmar ou descartar essa indicação: o teste do suor, mesmo exame feito para identificar a doença em outras fases da vida. Além do teste do suor, exames genéticos também atuam no diagnóstico.