A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou nesta sexta-feira, 29, a 7ª edição do Giro Fundat, no Complexo Cidadania do bairro Bugio, levando serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e bem-estar à comunidade.
Os moradores do Bugio tiveram acesso a diversos serviços, como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro de currículos, orientação profissional, além de atendimentos de estética e bem-estar, como cortes de cabelo e design de sobrancelhas. Em parceria com o Centro de Ensino Liderança e Formação (Celf), foram ofertados serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, reforçando o cuidado integral com a saúde dos moradores.
A presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, destacou a relevância do Giro Fundat para a comunidade, e o empenho da prefeitura em levar serviços para a população. “Nós trazemos aqui todas as competências da Fundat, e os serviços estão sendo prestados sempre com excelência", disse.
Na área da qualificação profissional, a ação contou com a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que realizou inscrições para cursos profissionalizantes. Sobre a participação, a funcionária do Senai, Adriele Souza, destacou a importância da iniciativa. “Estamos aqui no Giro Fundat oferecendo alguns cursos em parceria com a Fundat para a comunidade do Bugio, na área de construção civil e confeitaria. Essa parceria é maravilhosa para alavancar a população no mercado de trabalho”, ressaltou.
Egressa da Fundat, Adriana Batista, que recentemente concluiu cursos na área de alimentos, já colhe os resultados após a formação. Em poucos dias após receber o certificado, ela iniciou uma nova etapa profissional participando da ação Feira Gastronômica, desta vez no Bugio. “Finalizei na quarta-feira o curso de Bolos e Tortas, na segunda fiz o curso de Manipulação de Alimentos e hoje, na sexta-feira, já estou trabalhando no Giro”, declarou.
Moradora do Bugio, Maria Ferreira, conhecida como “vovó Cláudia”, falou da importância do Giro Fundat para a comunidade. “Estou aqui hoje para tirar a 2ª via da carteira de identidade da minha neta. Achei maravilhoso esse trabalho da Fundat aqui no Bugio. Muito bom e importante, para não precisarmos nos deslocar para longe para ter acesso a esses serviços. Eu amei esse trabalho.”, destacou.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundat, segue trabalhando com intuito de aproximar o poder público da população e oferecer os serviços que são essenciais, bem como as oportunidades de qualificação profissional. Iniciativas como o Giro Fundat, demonstram a prioridade da gestão em promover cidadania, inclusão social e bem-estar.