Como parte da formação promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os estudantes do projeto “Guardiões do Clima” participaram, na tarde desta sexta-feira, 29, de uma visita educativa ao Horto Municipal.
A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento dos jovens sobre práticas sustentáveis, espécies nativas e sobre a importância da preservação ambiental.
Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto o funcionamento do Horto, com destaque para os processos de cultivo de mudas, compostagem, horta didática e meliponário.
“A atividade de hoje foi mais um encontro de formação para eles, mais oportunidade de conhecimento e aprendizado para levarem para suas casas, escolas e comunidades. Uma tarde bastante produtiva!”, afirmou Emília Golzio, secretária do Meio Ambiente que esteve presente na formação.
Os “Guardiões do Clima” fazem parte do projeto de educação ambiental da Sema em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), voltado à formação de lideranças juvenis comprometidas com a sustentabilidade. A visita ao Horto integra um cronograma de atividades que busca desenvolver o protagonismo dos participantes em relação às questões climáticas e à sustentabilidade.
“Eu amo ser guardiã e aprender tanto, bastante coisa diferente. Aí quando encontro com meus amigos, conto para eles. Lá no meu terreiro tem compostagem, e aqui foi bem legal aprender como se faz”, celebrou Heloísa Rodrigues da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Florentino Menezes.