Dia do Florista: Emsurb homenageia profissionais que atuam em Aracaju

Serviços Urbanos
02/09/2025 13h24
Início > Noticias > 112494

No Dia do Florista, celebrado em 2 de setembro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), homenageia os profissionais que transformam flores em gestos de afeto, tradição e cultura. Muito além do encanto e da beleza que oferecem, os floristas desempenham um papel essencial na economia popular da capital, especialmente na região central da cidade, onde a comercialização de flores movimenta diariamente o comércio e garante o sustento de muitas famílias.

Ser florista é mais do que lidar com pétalas e arranjos coloridos. Para muitos aracajuanos, essa é a principal fonte de renda, capaz de assegurar dignidade, estabilidade financeira e oportunidade de crescimento.

Helhinha Santos, florista, ressalta a importância de valorizar o momento presente. "No Dia do Florista, a mensagem que eu deixo é que flores são para a vida. Não adianta esperar para dar depois. Você pode presentear em uma data comemorativa ou em qualquer momento do dia a dia. Imagine só: você está em casa e, de repente, recebe uma flor, uma rosa. Alegra ou não o seu dia? Para mim, a flor significa tudo. É com ela que eu começo a minha rotina: amanheço para cuidar, para vender, e é dela que tiro a renda que sustenta a minha vida. Para todos os colegas floristas, eu deixo meus parabéns. A gente merece muito essa homenagem, porque é prazeroso demais trabalhar com flores. Quem vive isso sabe a alegria que é. Então, parabéns para todos nós", comemorou.

O comércio de flores no Centro é também um ponto de referência para quem busca preços acessíveis sem abrir mão da qualidade. Esse segmento fortalece a economia local ao movimentar pequenos negócios, gerar emprego e atrair consumidores que, além de adquirirem flores, também aquecem outros setores do comércio popular.

Érica Reis, florista, destaca o simbolismo das flores em diferentes momentos da vida. "No nosso trabalho, buscamos proporcionar momentos especiais através das flores. Elas expressam emoções e carregam significados únicos, mesmo com sua durabilidade curta. O que realmente importa é a intenção e o instante que marcam na vida das pessoas. As flores estão presentes em diferentes situações: na alegria de uma comemoração, na delicadeza de um presente, na fé de um ato religioso ou até mesmo em momentos de despedida. Para mim, a flor significa vida, alegria e paz. Trabalhar com elas é prazeroso, me conecta com histórias e sentimentos e me dá motivação todos os dias. É uma atividade que transforma e enriquece a vida de quem cultiva e de quem recebe", afirmou.

Entre os clientes, há aqueles que mantêm o hábito de comprar flores semanalmente, seja para enfeitar a casa, presentear alguém especial ou cumprir tradições religiosas. Cada venda carrega um significado: o cuidado com a memória, a celebração de uma conquista, o carinho em um gesto simples ou a demonstração de amor.

Carol Andrade, comerciante, fala da tradição de sempre comprar flores no centro da cidade, “No Dia do Florista, quero deixar minha homenagem. Sempre compro flores para oferecer a Nossa Senhora e colocar no altar dela. Mas, além da devoção, acredito que a flor também é um gesto especial para qualquer pessoa querida. Sempre há um motivo para presentear com uma florzinha. Para mim, a flor, independentemente da cor, transmite bênçãos, perfume e um significado muito forte: mostra a importância que aquela pessoa tem na sua vida.”

A data é também uma oportunidade de valorizar a categoria e destacar a importância do setor para a cidade, que une tradição, cultura, afeto e impacto econômico, reforçando o compromisso da gestão municipal em apoiar o comércio popular e reconhecer aqueles que transformam a vida com o simples gesto de oferecer flores.