"Sou formado em trabalho": conheça Seu Dão, o retrato da dedicação na Emurb há 40 anos

Obras e Urbanização
12/09/2025 14h00
Início > Noticias > 112660

Aos 73 anos, Sebastião Pinheiro de Lemo, carinhosamente conhecido por todos como "Seu Dão", é um verdadeiro patrimônio vivo da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Com um sorriso no rosto e as marcas do trabalho honesto nas mãos e no uniforme, ele se aproxima de quatro décadas de serviço com uma vitalidade que inspira a todos ao seu redor.

Nasceu em Amparo do São Francisco, mas foi em Aracaju, em 1986, em busca de oportunidades, que encontrou seu propósito maior junto à Prefeitura de Aracaju, na Emurb. Sua primeira ocupação na Empresa foi como servente no setor de terraplanagem. Aos poucos, com seu talento sendo descoberto, recebeu convite para trabalhar em outras frentes, e seu deu bem em todas. "Eu já trabalhei com terraplanagem, tapa-buraco, imprimação, cuidando da manutenção de trator, caminhão de óleo... já trabalhei em todo canto", disse. Hoje, atua com a manutenção de um dos caminhões responsáveis pelo abastecimento de diesel das máquinas em operação diária.

Além disso, sua disposição é para qualquer desafio. De acordo com Seu Dão, ele segue atuando em diversas frentes, sempre que necessário. "Onde precisam, eu estou. Quando Aracaju precisa, vou para a rua ajudar a desentupir esgoto. Eu trabalho na drenagem sempre que vejo uma equipe precisando de ajuda, porque minha missão é não deixar a Emurb parar”.

Aposentado, pai de 5 filhos e avô de 5 netos, poderia estar descansando, mas encontrou no trabalho sua maior fonte de alegria. A perspectiva de ter que se despedir por conta da idade avançada ainda não é aceita com entusiasmo. "Não queria sair de jeito nenhum. Eu adoro trabalhar. Me considero formado em trabalho. Minha formatura é serviço e eu gosto muito do que faço aqui", confessou emocionado.

A doação de Seu Dão ao trabalho é a prova viva de que uma cidade é construída por pessoas. Sua jornada de quase 40 anos na Emurb personifica o cuidado e a vontade que a Prefeitura de Aracaju dedica a cada canto da capital. A mesma paixão que vemos em Seu Dão impulsiona a gestão a construir uma nova cidade: uma Aracaju que honra seu passado, celebra seu presente e trabalha incansavelmente por um futuro melhor para todos.