A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou nesta quarta-feira, 17, no bairro Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju, mais uma edição do Mutirão Ambiental. A iniciativa foi organizada pela Coordenadoria Ambiental e de Coleta Especial da Emsurb e teve como objetivo reforçar os cuidados com a limpeza da cidade, além de conscientizar e estimular atitudes sustentáveis por parte da população.
Durante todo o dia, três caminhões atuaram na região, um destinado ao serviço de cata-treco, outro para recolhimento de pneus sem uso e um para a coleta seletiva. De forma paralela, três equipes de educação ambiental, compostas por três agentes cada, realizaram atividades de orientação junto aos moradores. Os grupos foram formados por representantes da Care, da Coores e da União, fortalecendo a parceria entre o poder público e as cooperativas de reciclagem.
O coordenador ambiental e de coleta especial da Emsurb, Diego Leite, destacou a importância da ação. “O Mutirão Ambiental tem o objetivo de levar serviços como cata-treco, cata-pneus, coleta seletiva e educação ambiental para os bairros de Aracaju. Hoje, no Mosqueiro, a ação ganha ainda mais importância por conta do grande número de descartes irregulares. Estamos aqui para conscientizar a população e reforçar os cuidados com a cidade.”
Esta foi a 2ª edição do Mutirão Ambiental realizada pela Coordenadoria Ambiental e de Coleta Especial. A proposta é que a ação se torne regular, ocorrendo mensalmente em diferentes bairros da capital, ampliando o alcance dos serviços e fortalecendo a participação da comunidade nas práticas de cuidado com o espaço urbano.
Irailda Maria dos Santos, mais conhecida como ‘Dinha’, moradora há cerca de 60 anos e aposentada, reafirmou que as ações ambientais demonstram o zelo da prefeitura com a população local. “Que sempre existam projetos voltados à diminuição de resíduos nas ruas. Afinal, temos que preservar o que é nosso, o que, infelizmente, está cheio de descarte irregular. Isso ajuda a evitar a proliferação de doenças. O bairro está se expandindo, e essa limpeza ambiental demonstra valorização.”
Assim como também para a Maria Silva, agente comunitária de saúde atuante junto ao Projeto do Mutirão, explicou que a visita porta a porta feita à população visa ouvir as necessidades locais. “Criamos essa comunicação sobre o cuidado com os resíduos para que haja consciência sobre o descarte correto, visando uma população mais saudável e consciente. A população precisa cooperar, não adianta a Emsurb fazer o trabalho e ainda assim insistirmos no erro”, refletiu, transmitindo uma mensagem de conscientização à comunidade.