Inclusão e capacitação: Fundat promove visita técnica ao IPAESE

Formação para o Trabalho
18/09/2025 12h50
Início > Noticias > 112855

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) levou, nesta quinta-feira, 18, a turma do curso de Libras Básico da Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Ednaldo César Santos Júnior, do bairro Santa Maria para uma visita à Instituição Pedagógica de Apoio a Surdos do Estado de Sergipe (IPAESE). Lá, os alunos puderam vivenciar, na prática, o que aprenderam em sala de aula.

O IPAESE é a primeira escola especializada no atendimento a pessoas surdas em Sergipe. Durante a visita, os cursistas conheceram os métodos de ensino da instituição, sua grade curricular e também receberam explicações sobre o perfil dos alunos atendidos. Entre eles estão: CODA (do inglês, Child of Deaf Adults), filhos ouvintes de pais surdos; DODA (do inglês, Deaf Offspring of Deaf Adults), pessoas surdas filhas de pais surdos; além de pessoas com surdez leve, moderada e profunda.

O instrutor do curso, Luiz Felipe, pontuou a relevância da visita para o aprendizado dos seus alunos, assim como também para eles terem uma visão maior sobre o que significa inclusão. “Minha ideia foi trazê-los para realmente compreender e ter uma percepção visual ampliada sobre o que significa inclusão. Ao meu ver, para finalizar este curso, precisei trazê-los aqui para entenderem que o que nos impede de compreender o outro está, simplesmente, na comunicação, sendo essa a Língua Brasileira de Sinais”, disse.

A aluna Aline Ferreira enfatizou a importância da visita para alinhar a teoria à prática e vivenciar de fato essa inclusão. “Viemos vivenciar e conhecer a rotina das pessoas surdas no IPAESE, entender o mundo delas e observar como aprendem. Na vivência diária, elas precisam aprender Libras para se comunicar, e a inclusão social faz parte desse processo. Por isso, hoje estamos aqui para aproximar o que estudamos na teoria do que vivenciamos na prática durante o curso básico da Fundat”.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundat, segue investindo não só na qualificação profissional como também na inclusão social, ao fortalecer o acesso a oportunidades em prol de uma Aracaju mais capacitada e acessível para todos.