SerMulher promove manhã de valorização da vida e autocuidado no Ibem

Sermulher
24/09/2025 16h34
Início > Notícias > SerMulher promove manhã de valorização da vida e autocuidado no Ibem

Uma manhã dedicada à valorização da vida e ao autoconhecimento marcou a ação promovida pela equipe da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), com a participação de cerca de 40 idosas atendidas pelo Instituto Beneficente Emmanuel (Ibem), no Loteamento Marivan, na terça-feira, 23.

Durante a atividade, a técnica da SerMulher, Flávia Keller, apresentou os objetivos da secretaria, criada há menos de dois meses. "Nós estamos chegando para fazer o acolhimento das mulheres, identificar as necessidades de cada faixa etária e, assim, atuar com mais assertividade", explicou.

A programação também fez referência ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A técnica da SerMulher, Hellen Lira, conduziu uma roda de conversa sobre saúde mental e enfrentamento à violência contra a mulher. "Estivemos presentes aqui no Ibem para falar sobre o Setembro Amarelo, os tipos de violência contra a mulher e reforçar que não devemos debater assuntos tão importantes apenas nos meses temáticos. Foi um evento muito rico, com participação ativa da comunidade, e o nosso papel é sempre ter uma escuta atenta para ouvir as mulheres", ressaltou.

A voluntária do Ibem, Gilcilene Cruz, destacou a importância da parceria com a SerMulher. "Todos temos problemas e eles precisam ser conversados para serem resolvidos. Este encontro foi maravilhoso, pois trouxe informações e abriu espaço para ouvir a comunidade".

A assistida do instituto, Maria José, também reforçou a relevância da ação. "De forma criativa e produtiva, a equipe da secretaria trouxe informações que serviram de alerta para nós, mulheres. Achei maravilhoso".

Para a secretária da SerMulher, Elaine Oliveira, esse tipo de iniciativa aproxima ainda mais a gestão da comunidade. "Estamos construindo políticas públicas para as mulheres com escuta ativa, ouvindo as demandas que cada território possui. O nosso objetivo é garantir efetividade nas ações da gestão municipal para o público feminino de Aracaju".

Mais do que marcar o Setembro Amarelo, a ação reforça a importância de falar diariamente sobre valorização da vida, saúde mental e busca por apoio em momentos de fragilidade emocional. A SerMulher reafirma, assim, seu compromisso de estar presente nos territórios, ouvindo, acolhendo e criando espaços de diálogo que fortaleçam as mulheres em suas múltiplas realidades.