A Controladoria-Geral do Município de Aracaju (CGM) divulgou um balanço das ações realizadas entre janeiro e setembro de 2025, com avanços expressivos em transparência, compliance, auditoria e ouvidoria. A atuação da CGM demonstra o compromisso da gestão municipal com a boa governança, ética e uso responsável dos recursos públicos.
Entre os destaques está o projeto Transparência 360°, que busca conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública. Nesse contexto, foram atualizados o Portal da Transparência, regulamentada a Lei do Governo Digital (Lei nº 14.129/2021) e entregue a autoavaliação ao TCE/SE, conforme o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
Na área de compliance, a CGM fortaleceu a integridade institucional, aderiu a fóruns estaduais de controle e combate à corrupção e iniciou parceria técnica com a Universidade Tiradentes (UNIT).
A auditoria interna também avançou com fiscalizações relevantes, como na Maternidade Municipal Maria de Lourdes Santana Nogueira, que apresentou melhorias após recomendações da CGM. Outras auditorias importantes foram realizadas na alimentação escolar, no Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste (contrato com o BID) e na locação de imóveis pela Prefeitura.
Por meio do projeto “Ouvidoria nos Bairros”, a CGM intensificou a escuta ativa da população. Foram registradas 1.287 manifestações, com índice de resolução de 99,71% e 80% de satisfação dos usuários, reforçando o compromisso com um atendimento qualificado e eficaz.
O Controlador-Geral, Paulo Márcio Cruz, destaca que os resultados refletem o compromisso e o trabalho integrado da equipe da CGM sob a orientação da prefeita Emília Corrêa. “Nós acreditamos que a CGM, por meio de sua atividade de controle interno, vem contribuindo significativamente para o aprimoramento da governança na gestão da prefeita Emília Corrêa, cujo foco é o bem-estar da população por meio da prestação de serviços de interesse da sociedade sempre de maneira eficiente, eficaz e efetiva”, pontuou.
A CGM segue firme em sua missão de promover uma gestão pública transparente, eficiente e centrada no cidadão.