A vida é a melhor escolha. Esse foi o tema da palestra promovida pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) na manhã desta terça-feira, em alusão ao Setembro Amarelo. O intuito do evento, que reuniu servidores de diferentes setores no auditório da instituição, foi abordar a prevenção ao suicídio e divulgar canais de apoio emocional.
Por que setembro? E por que amarelo? A palestra, ministrada pelo médico Marçal Alves, que atua na área da saúde mental, iniciou abordando a origem e importância do tema. Para o profissional, a discussão do tema no ambiente de trabalho é fundamental.
“Cada um dos servidores que assistem a palestra são fatores de multiplicação em outros ambientes. Eu tornei a discussão o mais acessível possível, para trazer mais leveza e fiquei feliz com a interação. Foi um encontro muito produtivo, tirei diversas dúvidas”, declarou Marçal.
A enfermeira do Trabalho Silvana Goes, que participou da organização do evento, destacou que a adesão dos servidores ao evento reforça a sua importância. “Estou inserida no grupo de Saúde da empresa e percebemos a necessidade dessa palestra. Assim como em qualquer outro ambiente de trabalho, sabemos que não basta observar o comportamento de quem está ao nosso redor, precisamos oferecer informações mais concretas, e uma palestra com um profissional da área é o momento propício para isso”.
Durante a palestra, foram abordados sinais de alerta e fatores de risco, maneiras de identificar a ideação suicida, mitos e verdades em relação ao tema e possíveis tratamentos, envolvendo psicólogos e psiquiatras. Além disso, os canais de apoio emocional e prevenção ao suicídio, como o 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV), 193 do Corpo de Bombeiros, 192 da SAMU e 0800 729 3534, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para João Victor Santos, 23 anos, a palestra foi uma ótima ação. “Saber de como lidar com pessoas em situações tão sensíveis como as que envolvem esse tema é fundamental. Ouvir os relatos de colegas de trabalhos, que têm pessoas próximas enfrentando dificuldades, e os exemplos de famosos trazidos pelo palestrante mostrou como isso está tão próximo da gente e ainda continua sendo um assunto pouco falado no nosso dia a dia”, afirmou.
Ainda em alusão à data, a empresa disponibilizou dois dias de atendimento com psicólogos na própria sede, para os servidores que sentirem a necessidade de acompanhamento. A palestra também foi realizada na unidade Operacional da empresa, no dia 23/09, reunindo servidores e agentes de campo.