Em comemoração à Semana da Criança, alunos da Educação Infantil da rede municipal de Aracaju assistiram, nesta segunda-feira, 06, ao espetáculo Divertidamente 2, apresentado pelo Grupo Raízes no espaço CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados.
A atividade reuniu estudantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) Professor João Batista Douglas de Souza, Professora Michele de Jesus e Maria Ruth Wynne Cardoso.
O espetáculo, inspirado na animação de sucesso, abordou as emoções vividas pela personagem principal, Riley, como alegria, medo, raiva, tristeza e ansiedade. De forma interativa, a apresentação buscou despertar nas crianças a importância de reconhecer e expressar seus sentimentos, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento emocional desde cedo.
A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e o Grupo Raízes, que há 50 anos atua com arte e educação, e há quatro décadas realiza trabalhos junto a escolas da rede pública.
Segundo Jorge Lins, diretor do grupo, “o espetáculo fala sobre os anseios, medos, alegria, tristeza e angústia das crianças. A gente transforma a mente infantil em cena, dando vida a essas emoções com bonecos e personagens, como se o palco fosse a cabeça da criança. Nosso objetivo é levar essa experiência para toda a rede municipal”, destacou.
Para a diretora da Emei Douglas, Valtenísia Ribeiro, ações como essa ampliam o aprendizado e fortalecem o vínculo das crianças com a comunidade: “Esse tipo de atividade é muito importante, pois desde cedo faz com que as crianças conheçam os equipamentos que a comunidade oferece. Além disso, é uma oportunidade de assistir a um espetáculo de teatro que, muitas vezes, não seria possível realizar dentro do espaço escolar”, afirmou.
Os pequenos também demonstraram entusiasmo com a experiência. Bernardo Azevedo, aluno do Infantil 5, contou que gostou mais do personagem Raiva, porque ele é o mais agitado, enquanto Milena da Silva, da mesma turma, destacou que adorou a personagem Alegria, que é bem feliz, e achou muito bom sair da escola para participar dessa atividade.
A coordenadora pedagógica da EMEI Professora Michele de Jesus, Genilza Santos, reforçou a importância de celebrar a semana da criança com arte e diversão: “Comemorar a Semana da Criança é muito importante, porque, no dia a dia, elas estão envolvidas com atividades de estudo, leitura e deveres. Ter uma semana inteira com recreação, brincadeiras, teatro e arte, empolga e alegra as crianças, e a nós também. O teatro é cultura e deve ser valorizado desde cedo”, disse.
Da EMEI Professor João Batista Douglas de Souza, 417 estudantes das turmas do Infantil 3, 4 e 5, nos turnos da manhã e da tarde, assistiram à apresentação. Durante toda a semana, a unidade contará com uma programação especial, com atividades como o Dia do Cabelo Maluco, banho de mangueira, sessão de cinema, além de brincadeiras diversas, e a apresentação da peça Divertidamente 2, que aconteceu hoje, também faz parte desse calendário.
A programação em homenagem ao mês das crianças nessas escolas segue até sexta-feira, 10, com diversas atividades pensadas para celebrar o brincar, a imaginação e o desenvolvimento dos estudantes da rede municipal.