A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdef), realizará na próxima sexta-feira, 10, às 17h30, no Parque da Sementeira, o Desfile de Moda Inclusiva. O evento celebra a diversidade e reforça o compromisso da gestão da prefeita Emília Corrêa com a construção de uma cidade cada vez mais acessível, acolhedora e humana.
A iniciativa faz parte das atividades alusivas ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, comemorado em 11 de outubro, e coloca em prática o conceito de inclusão reversa, convidando a sociedade a enxergar as pessoas com deficiência como protagonistas e não apenas como público-alvo das políticas públicas.
A passarela reunirá modelos com e sem deficiência, mostrando que o verdadeiro estilo está em respeitar e valorizar as diferenças. Com atenção especial à acessibilidade sensorial e física, o espaço do desfile contará com iluminação adaptada, que não causa desconforto aos autistas, e estrutura com piso tátil, garantindo a participação segura e confortável de todos.
O secretário da Semdef, Antônio Luiz dos Santos, destaca que o desfile é uma expressão viva da política de inclusão da capital. “Mais do que um evento de moda, este é um movimento de transformação social. Queremos mostrar que inclusão é atitude, é enxergar o outro com respeito e empatia. A Prefeitura de Aracaju segue comprometida em abrir caminhos para que as pessoas com deficiência estejam no centro das ações e decisões”, afirma.
O Desfile de Moda Inclusiva simboliza o florescimento de uma nova visão sobre a diversidade humana, em sintonia com o novo tempo que Aracaju vive — um tempo de respeito, visibilidade e pertencimento para todos.