Nesta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), participou da 2ª Conferência Nacional do Trabalho - Etapa Sergipe, realizada no Instituto Federal de Sergipe (IFS). O evento tem como objetivo debater políticas para a promoção do trabalho decente e está estruturado em cinco eixos: relações de trabalho, proteção social, políticas de emprego e qualificação, trabalho seguro e saudável e futuro do trabalho.
A iniciativa fortalece o diálogo social e define as diretrizes que orientem as políticas públicas voltadas à geração de emprego, valorização profissional e garantia de direitos trabalhistas.
Para o assessor técnico da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Max Nascimento, destacou que a participação da Fundat na conferência reafirma as políticas da Prefeitura de Aracaju em prol da valorização do trabalhador, a geração de emprego e a qualificação profissional. “Estamos aqui para debater a visão do trabalho na realidade do Brasil. Nós, da Fundat, representamos a qualificação profissional e viemos mostrar a importância da administração da prefeita Emília Corrêa, que demonstra preocupação com o trabalhador, o desemprego e a formação profissional. Viemos apresentar a visão da nossa gestora e da nossa presidente em relação a todos os trabalhadores”, disse.
A presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, representou a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e pontuou a relevância da conferência como espaço de construção coletiva entre o poder público, os trabalhadores e o setor produtivo. Ela enfatizou o papel da Prefeitura de Aracaju na promoção de políticas que fortaleçam o emprego, a qualificação e a inclusão social. “Trata-se de uma conferência tripartite, que reúne o empresariado, os trabalhadores e os entes públicos, como o Estado, o Ministério do Trabalho, os municípios, os governos federal e estadual, todos juntos para traçar um modelo ideal de trabalho para os próximos anos. A presença da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundat, é fundamental para que possamos colaborar e fazer a nossa parte nesse projeto, que busca a construção de um país, um estado e um município melhor”.
A conferência reuniu representantes do poder público, de trabalhadores e de empregadores para discutir propostas que serão encaminhadas à 3º etapa nacional, em São Paulo, prevista para 2026.