A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), acompanha de perto a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os exames se iniciaram no dia 20 e seguem até o dia 31 em 46 escolas de Ensino Fundamental de Aracaju. Equipes formadas por técnicos do Departamento de Educação Básica (DEB) estão presentes em todas as unidades para assessorar o corpo diretivo. O objetivo é garantir a organização nos locais, prestar assistência aos alunos e professores, e evitar quaisquer tipos de imprevistos.
Na quarta-feira, 22, a secretária da Educação de Aracaju, Edna Amorim, juntamente com a diretora do Departamento de Educação Básica, Osvaldina Ribeiro, recepcionaram os alunos do 5º ano da Escola Núbia Marques. O dia foi destinado à aplicação das provas amostrais de Ciências e contou com a presença de 100% dos alunos, repetindo o mesmo percentual atingido na terça, 21, durante os exames de Língua Portuguesa e Matemática.
De acordo com a secretária, desde o início do ano, diversos projetos estão sendo colocados em prática para que o desempenho dos estudantes nas avaliações seja positivo, sendo essencial o apoio da secretaria nesta última etapa. “Aracaju promoveu uma série de ações neste ano com foco no bom rendimento dos alunos nessas provas. Isso demonstra o nosso compromisso com a elevação da qualidade do ensino na rede. Agora, nos dias de realização das provas, não seria diferente. Estamos aqui ao lado dos alunos e professores para dar as boas-vindas e auxiliá-los em tudo que for necessário”, afirmou Edna Amorim.
A diretora do Departamento de Educação Básica (DEB), Osvaldina Ribeiro, destacou a participação dos alunos da rede municipal nas provas do Saeb. Segundo ela, o índice de presença tem sido satisfatório e superado às expectativas. Na Escola Núbia Marques, por exemplo, o 100% de comparecimento reforça o êxito dos trabalhos de conscientização acerca da importância do sistema de avaliação. “Tudo isso foi fruto de um trabalho desenvolvido durante todo o ano. Para nós, é muito gratificante quando a escola, a comunidade e as famílias estão empenhadas. Isso reflete o cuidado e o zelo da Prefeitura, através da Secretaria da Educação, com a escola pública”, declarou Osvaldina Ribeiro.
Conforme a diretora da escola Núbia Marques, Valéria Moraes, os professores da unidades se dedicaram para os alunos atinjam a meta no Saeb. Satisfeita com a presença de 100%, ela enalteceu a boa preparação e ainda se mostrou otimista quanto aos resultados. “Durante o primeiro e segundo semestre letivo, trabalhamos com simulados, caça ao tesouro (uma dinâmica de estímulo), textos de interpretação e provas de cálculo. Todo o conteúdo programático das provas do Saeb foi trabalhado pelos professores dos 5° anos, com reforço e apoio dos técnicos da Secretaria da Educação para atingirmos os objetivos”, explicou Valéria.
A aluna do 5º ano, Elistefany Maciel, gostou da experiência de fazer as provas. Segundo ela, caíram muitos conteúdos que os professores passaram em sala de aula. “Fizemos muitos simulados, o que nos ajudou bastante a fazer as provas do Saeb”, afirmou.
Na expectativa de uma boa nota na avaliação, a aluna Thayná Santos elogiou a preparação, que contribuiu para relembrar assuntos de anos anteriores. “Caiu muitas coisas que eu estudei nos anos passados. Eu acho que eu acertei quase tudo da prova de Saeb”, comentou a menina.
Saeb
O Saeb é uma das principais ferramentas do país para diagnosticar a qualidade e evolução do ensino público. O rendimento dos estudantes nas provas produz o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), essencial para traçar os planos de melhorias. A Secretaria da Educação desenvolveu neste ano diversas ações com o intuito de elevar esse indicador e a qualidade do ensino na rede municipal. Aulões, novo material didático Alfabetiza +, uso de tecnologias como recurso de aprendizagem, capacitação contínua de professores e realização de simulados compuseram as estratégias.