A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), marcou presença na Semana da Gastronomia Regional 2025, promovida pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Brasília. A ação, realizada entre os dias 20 e 23 de outubro, destaca o potencial turístico e cultural da capital sergipana, que vem ganhando visibilidade nacional por meio da valorização de suas tradições e sabores regionais.
A programação teve início na segunda-feira, 20, com uma aula-show exclusiva realizada no Centro de Estudo e Aperfeiçoamento em Gastronomia, e seguiu com almoços especiais nos Restaurantes-Escola do Senac em diferentes locais da capital federal: Downtown Brasília (dia 21), Câmara dos Deputados (dia 22) e Senado Federal (dia 23).
O secretário do Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, que representou a prefeita Emília Corrêa no evento, acompanhou a comitiva sergipana liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, e pelo diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima, que apresentaram um menu inspirado em grandes personalidades da cultura e da arte do estado.
“A Semana da Gastronomia Regional foi uma vitrine para mostrar o que temos de mais genuíno”, destacou o secretário Fábio Andrade, sobre a presença de Aracaju na iniciativa nacional “A culinária sergipana é um reflexo da nossa identidade e, ao ser apresentada em Brasília, fortalece o turismo aracajuano”, disse.
Foram servidos pratos elaborados com ingredientes típicos, como caranguejo, mangaba, amendoim, queijo coalho, carne seca e camarão, que encantaram o público e exaltaram as raízes sergipanas. As receitas apresentadas combinaram técnicas da gastronomia contemporânea com o toque afetivo das tradições locais.
“É um momento especial para a Fecomércio Sergipe, estarmos em Brasília mostrando nossa cultura, nossa arte e nossa gastronomia para todo o Brasil. E tenha a certeza de que não tem outra igual, porque nós fazemos a diferença a nível nacional”, disse o presidente do Sistema Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade.
Busca de recursos
Durante a passagem por Brasília, o secretário Fábio Andrade também aproveitou a oportunidade para articular novos apoios e buscar recursos para fortalecer os projetos turísticos de Aracaju. Em reuniões com os parlamentares e representantes de instituições parceiras, o gestor apresentou iniciativas estratégicas que visam ampliar a infraestrutura turística da capital, promover a qualificação profissional e impulsionar o fluxo de visitantes.
“Estamos trabalhando para que Aracaju continue crescendo como destino turístico, com mais infraestrutura, mais oportunidades de capacitação para nossa equipe e experiências cada vez melhores para os visitantes. Temos muitos projetos já em andamento e é preciso mantê-los em atividade e criar outros”, ressaltou.