Dia de Finados: Prefeitura monta estrutura especial para acolher a população

Serviços Urbanos
02/11/2025 15h40
Início > Noticias > 113833

Com o objetivo de garantir um ambiente organizado e acolhedor, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), preparou uma estrutura especial para recepcionar os cidadãos que visitaram os cemitérios públicos da capital, administrados pela autarquia.

 

Os visitantes dos cemitérios São João Batista (Ponto Novo), Helena Bandeira (Atalaia) e ABC (Jardins)

este último inativo, mas que ainda recebe visitações, contaram com toldos, banheiros químicos, cadeiras e gradis de proteção. Ao todo, foram disponibilizadas 400 cadeiras, 28 banheiros químicos, lixeiras, além de agentes de limpeza e fiscais que atuaram na organização e fiscalização dos vendedores ambulantes que comercializam flores, velas e artigos religiosos.

 

Toda a estrutura entregue à população foi resultado de um trabalho integrado entre os órgãos municipais, visando à melhor fluidez no trânsito e à comodidade dos aracajuanos. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atuou na organização do tráfego nas áreas próximas, enquanto a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) deu suporte à segurança local.

 

Durante o dia, foram celebradas missas no Cemitério São João Batista (Ponto Novo), às 7h, 10h e 14h, e no Cemitério Helena Bandeira (Atalaia), às 6h30 e 15h30.

 

A visitante Arlete de Oliveira dos Santos elogiou a organização e a estrutura montada. “A organização está excelente. Em uma visita anterior, quando vim para o translado dos restos mortais de minha mãe, observei que a limpeza está impecável, o que contrasta com o passado, quando havia um odor desagradável. Hoje, o ambiente está consideravelmente mais agradável”, destacou.

 

Já Flávia Carvalho observou melhorias no Cemitério São João Batista e comentou com a filha sobre as mudanças. “Tem muitos anos que venho no Dia de Finados. Já havia comentado com a minha filha sobre a precariedade do piso, e agora, com a aplicação de brita, o percurso ficou mais fácil. Ao chegar, encontramos o local impecavelmente limpo, sem vestígios de sujeira. Há um espaço destinado ao acendimento de velas, tudo perfeitamente organizado. Inclusive, no percurso, não percebi nenhum mau cheiro ao contrário do ano passado, quando o odor era muito forte”, frisou.

 

Emocionada após prestar homenagens à mãe e aos sobrinhos falecidos, Ângela Diastambém elogiou o trabalho de limpeza. “A limpeza está ótima, tudo muito bem organizado. Acho que este ano está ainda melhor! Não que nos anteriores estivesse desorganizado, mas, a cada ano, vem melhorando”, concluiu.

 

O coordenador de Cemitérios da Emsurb, Mateus Bispo, explicou como foi a preparação para o feriado. “Fizemos o planejamento há cerca de 60 dias e, durante toda esta semana, colocamos as ações em prática. Ontem concluímos a montagem da estrutura de toldos, banheiros químicos e cadeiras, tudo para acolher as pessoas que vêm visitar seus entes queridos e proporcionar mais conforto nesse dia especial”, pontuou.