Educação de Aracaju participa de Festival de Cinema Ibero-americano

Educação
04/11/2025 14h29
Início > Noticias > 113872

Na manhã desta terça-feira, 4, estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Anísio Teixeira, Alcebíades Melo Vila Boas e Olavo Bilac participaram da programação do 24º Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe, “Curta-se”, realizado no Palácio Museu Luiz Antônio Barreto (Centro Cultural de Aracaju), no Cine Valmir Almeida.

As turmas do 1º ano do Alcebíades Melo, 4º ano do Olavo Bilac e 5º ano do Anísio Teixeira participaram da mostra “Festivalzinho”, uma programação infantil que faz parte do festival e tem como objetivo incluir as crianças no universo do cinema por meio da exibição de curtas-metragens nacionais. Além das sessões, os alunos também realizaram uma visita ao Centro Cultural, conhecendo de perto o espaço que engloba importantes manifestações artísticas da capital.

A diretora do Curta-se, Rosângela Rocha, destacou a importância da iniciativa para a formação do olhar das crianças. “Estamos recebendo hoje, como parte da programação do Curta-SE 2025, a mostra Festivalzinho, dedicada ao público infantil. Recebemos três escolas, com sessões às 9h e às 10 horas, para iniciar esse processo de formação do olhar com o público infantil. É um grande orgulho realizar o evento e ver a receptividade das crianças”, destacou.

A coordenadora pedagógica da Anísio Teixeira, Pureza Monteiro, ressaltou o impacto da experiência no desenvolvimento das crianças. “Estamos aqui no festival, um projeto muito importante para o cinema sergipano. Ele traz todas esses alunos para vivenciarem novas experiências fora da escola, o que contribui para o crescimento pedagógico e emocional dos estudantes”, afirmou.

A aluna Maria Cecília Rodrigues, do 5º ano da Anísio Teixeira, falou com entusiasmo sobre a atividade. “É bom sair da escola para ver filmes e conhecer novos lugares. Os passeios são muito divertidos e estou bastante empolgada para assistir ao filme”, comentou.

A estudante Lavínia dos Santos, também da Anísio Teixeira, destacou o quanto a experiência foi marcante. “Gostei muito dos filmes que passaram, e o meu favorito foi o primeiro, porque representa muito sobre a vida real e o dia a dia. É super maravilhoso o cinema, a pipoca é de boa qualidade e espero que outras pessoas venham conhecer também”, abordou.

O Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe é uma realização da AVBR Produções, com incentivo da Lei Rouanet, por meio do Ministério da Cultura e da Petrobras. Nesta edição, o evento tem como tema “Amor Fati: território do querer”, e segue com programação até o final da semana, reunindo mostras especiais que celebram o audiovisual.