SerMulher finaliza campanha Outubro Rosa alcançando quase 600 mulheres nas 45 USFs

Sermulher
05/11/2025 12h58
Início > Noticias > 113900

O mês de outubro foi marcado por uma intensa mobilização da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher). Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as equipes percorreram as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju, realizando acolhimento, cadastros e a entrega do Cartão da Mulher, dentro das ações do Outubro Rosa, campanha que chama atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A iniciativa nas USFs foi realizada de forma integrada entre SerMulher e SMS, com o objetivo de acolher as aracajuanas e fortalecer a atenção integral à saúde feminina. "O Cartão Saúde da Mulher foi elaborado pela Secretaria da Saúde para que as usuárias possam anotar dias de exames, consultas e vacinas, mantendo um acompanhamento contínuo. Esse trabalho conjunto com outros órgãos faz parte do planejamento estratégico da SerMulher, que busca colocar em prática políticas públicas efetivas", explicou a secretária da SerMulher, Elaine Oliveira.

Foram dias de muito trabalho, diálogo e cuidado com as mulheres aracajuanas. A ação alcançou 596 mulheres, que efetuaram o cadastro e receberam o Cartão da Mulher. "Encerramos as ações no dia 30, depois de visitar todas as 45 Unidades de Saúde da Família. Estivemos com as mulheres, conversamos, fizemos cadastros e reforçamos a importância de manter exames, consultas e vacinas sempre em dia", destacou a assessora técnica da SerMulher, Vanessa Correia.

A receptividade das usuárias do SUS foi um dos pontos altos da campanha. A corretora de imóveis Graziela Góes elogiou a iniciativa. "É muito importante esse olhar para a mulher, que às vezes não tem voz ativa. A entrega do Cartão da Mulher foi bastante interessante, porque ajuda a nos organizar e lembrar das consultas e exames. Nele, teremos tudo anotado e mais controle da nossa saúde", afirmou.

A aposentada Carmem Lúcia também ressaltou a relevância da ação. "As falas sobre o cuidado que devemos ter com a nossa saúde o ano todo, e o reforço à prevenção do câncer de mama, são de extrema importância."

Trabalho conjunto


A secretária Municipal da Saúde, Débora Leite, destacou que os resultados do Outubro Rosa em Aracaju foram extremamente positivos. "Nossas 45 unidades de saúde desenvolveram ações intensificadas de prevenção e cuidado, garantindo acesso a consultas, exames e orientações. Quero destacar e parabenizar o trabalho da equipe da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres, que visitou todas as nossas unidades e realizou a entrega do Cartão da Saúde da Mulher para quase 600 usuárias, além de cadastrar essas mulheres para monitorar a realização de exames e consultas em dia. Essa iniciativa fortalece a rede de cuidado e reafirma a importância da prevenção contínua. Esse esforço conjunto reforça nosso compromisso em facilitar o diagnóstico precoce e proteger a saúde das mulheres aracajuanas. Seguiremos trabalhando para fortalecer a atenção integral e incentivar que todas mantenham seus exames em dia."