Prefeitura de Aracaju participa de capacitação sobre Manejo de Fauna

Meio Ambiente
06/11/2025 14h27
Início > Noticias > 113931

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), participou, na quarta-feira, 5, de uma capacitação técnica voltada ao aprimoramento do manejo da fauna silvestre. A atividade foi realizada em parceria com técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no espaço Cajuhub.

O encontro reuniu servidores de diferentes setores da Sema e buscou aprimorar o conhecimento dos técnicos municipais para com o uso do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e às normas que regulamentam o manejo de espécies silvestres. Durante a capacitação, os representantes do Ibama apresentaram orientações sobre o sistema, esclareceram dúvidas e compartilharam exemplos aplicados ao contexto local.

De acordo com a Diretora do Licenciamento Ambiental (DLA), Maria Helena Andrade, a atividade foi essencial para aprimorar o entendimento sobre os processos de autorização e a integração entre os órgãos ambientais. “O município de Aracaju passará a realizar essas autorizações e é fundamental que os técnicos do órgãos estejam atualizados e capazes de desenvolver as atividades com excelência e agilidade, sem deixar de observar todos os critérios necessários para a mitigação dos impactos negativos ao meio ambiente”, disse.

“Foi uma excelente experiência para entender a forma de trabalho que o órgão ambiental federal utiliza em relação às ações de afugentamento de fauna, captura e manejo, bem como aos procedimentos de supressão vegetal. O curso permitiu compreender como proceder nas análises interpretativas de cada situação encontrada nas atividades passíveis de licenciamento ambiental e como agir diante das não conformidades observadas”, ressaltou o técnico da Sema, Paulo Sobral.  

Ainda de acordo com Paulo, todo o conhecimento profissional repassado é de extrema importância para o cumprimento mais claro das leis, normas e resoluções aplicáveis. “A capacitação adquirida e a interação com o órgão federal fiscalizador nos trazem mais firmeza nas ações a serem tomadas no âmbito do licenciamento ambiental e nas futuras fiscalizações”, afirmou.