Prefeitura de Aracaju realiza encerramento dos Jogos Municipais Escolares

Educação
07/11/2025 14h39
Início > Noticias > 113960

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação, realizou nesta sexta-feira, 7, a cerimônia de encerramento da 4ª edição dos Jogos Municipais Escolares (JME) 2025. A solenidade ocorreu na Estação Cidadania, no bairro Bugio, reunindo centenas de alunos e professores da rede pública municipal. O momento foi destinado à celebração das conquistas e empenho de todos no torneio, com a entrega de medalhas e troféus, e homenagens. Os jogos deste ano destacaram a valorização das práticas esportivas na educação, promovendo o desenvolvimento cognitivo, físico e social dos jovens.

A secretária Edna Amorim agradeceu a presença de todas as autoridades e o apoio das respectivas secretarias para a realização do evento. Além de expressar sua gratidão aos servidores da Educação, professores e técnicos do Departamento de Educação Física, que  atuaram em prol dos Jogos Escolares. O agradecimento se estendeu à prefeita Emília Corrêa, por entender a importância do esporte na vida dos jovens e incentivar o torneio escolar.
 
Diante de todo o trabalho e estrutura ofertada nos Jogos, Edna Amorim ressaltou que o evento se tornou uma verdadeira referência no calendário esportivo da cidade. Participaram da competição 3.200 alunos de 36 escolas municipais, distribuídos em 263 equipes nas modalidades coletivas e 588 atletas nas individuais. Foram 12 modalidades em disputa, entre elas futsal, atletismo, basquete 3x3, badminton, damas, dominó, cabo de guerra, mini handebol e jogos eletrônicos, além de categorias específicas para estudantes com deficiência. As competições ocorreram no mês de setembro.

A secretária Edna Amorim destacou a motivação da prefeitura para promover os Jogos Escolares. “O esporte é uma ferramenta poderosa para a formação de cidadão. Ele ensina valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação. É na idade escolar que esses valores são mais facilmente absorvidos, criando hábitos saudáveis que serão levados para o resto da vida”, pontuou a secretária. 

No âmbito da Educação de Aracaju, o torneio escolar foi realizado sob a supervisão da Coordenadoria de Educação Física e Esporte. Segundo o coordenador do setor, Igor Souza, na comparação com outras edições dos Jogos, o deste ano contou com a melhor estrutura e suporte disponibilizados pela prefeitura. Além disso, ele reforçou que embora se tratasse de disputas esportivas, os Jogos possibilitaram, acima de tudo, um clima de confraternização. “Os alunos vivenciaram, por meio do esporte, a união, o fair play, o companheirismo, o jogo limpo. Implementamos no evento toda a dimensão pedagógica que o esporte pode oferecer à formação integral dessas crianças, tudo isso dividido em 12 modalidades, desde o atletismo até os jogos eletrônicos”, avaliou Igor Souza.

Segundo ele, a cerimônia de encerramento não é só em celebração às escolas e aos alunos que ocuparam o pódio em primeiro, segundo ou terceiro lugares, mas também uma comemoração ao êxito pedagógico do evento. “Estamos celebrando a rede de forma interacionista, todas as crianças convivendo, compartilhando das alegrias, das frustrações juntos, um apoiando o outro, uma escola abraçando a outra ao final das partidas. Isso é a formação integral sendo garantida também através do esporte como ferramenta para ajudar essas crianças a ter uma formação integral, que é o nosso objetivo final”, enfatizou. 

O professor de Educação Física das escolas Sérgio Francisco e Otília de Araújo, Lucas Matos, considerou a solenidade de encerramento extremamente gratificante por coroar todo um trabalho que foi feito. “Chegar ao fim da competição e ver a realização dos alunos que nunca tinham estado embaixo de uma trave de tamanho oficial, não tinham noção da estrutura aqui da Estação Cidadania, e você perceber aquele brilho no olhar, aquele sentimento de felicidade, e hoje coroando tudo isso com a entrega das medalhas, é gratificante e extremamente honroso para nós, como professores e educadores deles”, frisou Lucas Matos. 

Feliz com a conquista da medalha de ouro em handebol, Pietro Alerrandro da Cruz, aluno do 9º ano da Escola Manoel Bomfim, elogiou o evento, que este ano contou com mais modalidades esportivas, e falou o quanto os jogos ajudaram a unir mais a equipe e a fortalecer os laços de amizade. “Estou muito feliz pela forma como foram os Jogos. Nós treinamos demais para essa competição e chegamos aonde queríamos, que foi o primeiro lugar. A competição foi muito boa, achei muito organizada”, disse.

A aluna da Escola Sérgio Francisco, Helena Menezes, participou de uma modalidade intelectual que estimula o raciocínio lógico e estratégico. Ela ganhou medalha de prata no jogo de damas. Para ela, foi uma experiência muito positiva para colocar suas habilidades em prática. “Eu jogo desde 2020 junto com meu pai, ele que me ensinou. Foi muito bom para mim, participar dos Jogos. Fiquei um pouquinho nervosa no início, mas depois fiquei tranquila”, narrou a menina.

Compuseram o dispositivo de honra a secretária Municipal da Educação, Edna Amorim; o secretário da Juventude e do Esporte, Aquiles Silveira; a secretária da Saúde, Débora Leite; o secretário da Defesa Social e da Cidadania, André Davi, foi representado por Radamés Passos; o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe; o subinspetor Antônio Raimundo representou a Guarda Municipal de Aracaju; a representante do Conselho Municipal da Educação, Maria José Vieira Pimentel; a diretora do Departamento de Educação Básica da Educação, Osvaldina Ribeiro; a presidente da Federação Sergipana de Badminton, Josefa Grazielli e o coordenador da Educação Física e Esporte da Educação, o professor Igor Souza.